Saiba qual o motivo de as estrelas estarem desaparecendo no nosso céu
Por conta do fenômeno chamado Skyglow, o número de estrelas que conseguimos ver a olho nu no céu está diminuindo cada vez mais. Saiba o porquê.
Para aqueles que adoram observar o céu noturno e ver como o universo é bonito com todos os pontinhos brilhantes que chamamos de estrelas, o que está acontecendo com o passar dos anos é desesperador. O fenômeno Skyglow está cada vez mais diminuindo o número de estrelas observadas no céu a olho nu. Entenda como é causado esse efeito.
As estrelas desaparecendo! Saiba o por quê
Saiba quais são os motivos de estarmos vendo cada dia menos estrelas no nosso céu, bem como por que isso pode se tornar um grande problema no futuro.
Skyglow
Esse fenômeno nada mais é que a poluição luminosa emitida principalmente por grandes cidades. Porém, com o passar dos anos, essa poluição está crescendo cada vez mais e isso está causando a “perda” de estrelas. De acordo com novas pesquisas, esse fenômeno, chamado de Skyglow, roubou de quase um terço de todos os seres humanos a vista de nossa própria galáxia.
Os autores estimam que 80% das pessoas nos EUA e 30% no mundo não conseguem observar o arco etéreo da Via-Láctea em uma noite clara.
Segundo Christopher Kyba, principal autor desse novo estudo, parte do problema sobre o que podemos ver com olhos sem ajuda tem a ver com os tipos de iluminação em uso.
Mais luz no céu, menos estrelas
“As luzes LED têm um forte efeito sobre nossa percepção do brilho do céu”, disse Kyba. “Essa pode ser uma das razões por trás da discrepância entre as medições de satélite e as condições do céu relatadas pelos participantes do Globe at Night.”
Os países mais desenvolvidos são os mais afetados, por justamente terem mais cidades grandes emitindo um número excessivo de luz artificial no céu, e esse problema não está apenas na nossa visão quando olhamos para o céu. Afeta principalmente as observações de satélites e até de animais noturnos.
Afetados pela luz
Além dos impactos na astronomia, há outras consequências, principalmente em outros animais. Segundo a diretora da Globe at Night, Constance Walker, o Skyglow está começando a afetar animais diurnos e noturnos, e isso pode ocasionar problemas futuros na forma como esses animais caçam e sobrevivem.
Ela também alerta para a questão de que há pouco interesse em preservar o céu escuro e que são necessários mais estudos relatando as consequências desse fenômeno.
“O aumento do brilho do céu na última década ressalta a importância de redobrar nossos esforços e desenvolver novas estratégias para proteger o céu escuro”, diz Walker.
Comentários estão fechados.