Coreia do Norte determina fechamento da capital por doença grave
Uma doença respiratória recorrente fez com que a Coreia do Norte precisasse fechar sua capital por pelo menos cinco dias.
Na última quarta-feira, dia 25, a capital da Coreia do Norte, Pyongyang, teve um lockdown de cinco dias decretado pelas autoridades locais. A medida se fez necessária em virtude de uma doença respiratória que ainda não foi especificada, de acordo com a NK News, que possui sede em Seul, e a embaixada russa no país.
Inicialmente, a notícia foi veiculada pela NK News, que atua acompanhando os acontecimentos na Coreia do Norte, sendo seguida depois por uma publicação no Facebook da embaixada russa, onde informa que solicita às delegações de países estrangeiros que mantenham os funcionários dentro das devidas instalações.
Além disso, foi compartilhado pela embaixada que “um período especial antiepidêmico foi estabelecido”, solicitando também que as pessoas afiram a própria temperatura quatro vezes ao decorrer do dia, informando os resultados obtidos a um hospital responsável, por telefone.
O aviso mencionado não faz qualquer referência à covid-19, apesar de alegar um “aumento nos casos de gripe recorrente e outras doenças respiratórias“. Assim, não é possível saber, pelo menos até o momento, se é um novo rompante da própria covid-19 ou algum outro tipo de epidemia de gripe local.
A NK News relatou, ainda na terça-feira, dia 24, que os moradores da capital norte-coreana pareciam estar realizando grandes compras, para fazer um estoque, como antecipação a medidas mais rigorosas. Ainda não são conhecidos nem noticiados outros lockdowns no território da Coreia do Norte.
Até os dias atuais, o país nunca confirmou exatamente quantas pessoas tiveram covid-19 por lá, sendo que só reconheceram o primeiro surto da doença ainda no ano passado, tendo alegado que a Coreia do Norte havia se livrado do vírus em agosto de 2022.
A razão para essa não divulgação de dados não é conhecida, podendo se tratar apenas de uma escassez de métodos para aplicação de testes generalizados, de maneira que a informação pode ter escapado até mesmo das próprias autoridades locais.
Comentários estão fechados.