Já é possível que empresas acessem suas ondas cerebrais; entenda

A tecnologia avança tanto nos dias atuais, que em breve seu patrão vai ser capaz de saber o que você está pensando. Veja mais!

No Fórum Econômico Mundial, que ocorreu em Davos recentemente, a futurista da Duke Universityt, Nita Farahany, deu alguns avisos que parecem ter sido retirados de algum filme ou livro de ficção científica.

Na apresentação “A Batalha Pelo Seu Cérebro”, ela disse que a tecnologia de decodificar nossas ondas cerebrais já existe e está em posse de algumas empresas, que muito provavelmente já estão implementando a ferramenta no dia a dia.

De acordo com o apresentado por Farahany, nós poderemos nos surpreender com esse futuro que já chegou em nossas vidas. Confira uma tradução resumida do que foi dito pela professora:

“A inteligência artificial possibilitou avanços na decodificação da atividade cerebral de formas que nunca imaginamos antes. O que você pensa, o que você sente, tudo é apenas dados, dados que em grandes padrões podem ser decodificados usando inteligência artificial.”

Por exemplo, utilizando dispositivos de vestir, como bonés, faixas para a cabeça, fones de ouvido ou tatuagens tecnológicas, os sensores podem captar sinais e utilizar dispositivos que funcionem alimentados por inteligência artificial para a decodificação de diversos fatores, como níveis de concentração, estados emocionais e afins.

O que preocupa é que pode ser possível decodificar também as respostas pré-conscientes a números, o que pode deixar suas senhas, códigos de bancos e aplicativos mais expostos, sendo que você sequer saberá o que está acontecendo enquanto esses dados são roubados.

Imaginemos um cenário distópico, mas que se demonstra cada vez mais possível: um empregador possui acesso à uma tecnologia que monitora os funcionários e verifica se eles estão realmente focados no trabalho, ou se suas mentes estão divagando ou preocupadas com demais fatores.

Mas nem tudo é negativo em relação às novas tecnologias que vêm sendo descobertas e implementadas, sendo que, de acordo com Farahany, “mais e mais do que está no cérebro vai se tornar transparente”.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.