As vagas do SISU 2023.1 já estão disponíveis para consulta
São mais de 226 mil vagas em todo o Brasil; confira.
Para aqueles que desejam ingressar em uma instituição de ensino superior pública no Brasil, está chegando o tão esperado momento de tentar a tão sonhada vaga. Serão 226.399 vagas ofertadas no SISU 2023.1, e, caso você queira se antecipar, já pode consultar quais serão elas, incluindo a modalidade de concorrência, cursos, turnos, instituições e localização no site do SISU.
6402 cursos diferentes oferecidos
O SISU é o Sistema de Seleção Unificada, e, por ele os estudantes de todo o Brasil que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conseguem entrar em uma instituição pública de ensino superior. Durante o ano, existem 2 edições do SISU, uma para cada semestre e a do semestre 2023.1 já está com as vagas disponíveis para consulta no site do programa.
Em 2023.1, o sistema contará com 226.399 mil vagas, sendo elas em 6.402 cursos diferentes, tendo como opções 128 instituições públicas, sendo elas 63 universidades federais. No site do sistema, você poderá visualizar as vagas com as suas respectivas modalidades, cursos, turnos, instituições e localização. Além disso, está disponível no site o documento de adesão completo de cada instituição disponível.
Quando começarão as inscrições?
As inscrições acontecerão de forma online e deverão ser iniciadas no dia 16 de fevereiro, com previsão de durarem até o último minuto do dia 24 de fevereiro. O site em que o candidato poderá realizar a sua inscrição será este.
Quem pode se candidatar ao SISU?
Para concorrer a qualquer vaga por meio do SISU, o candidato deve obrigatoriamente ter realizado o ENEM de 2022, não ter feito o exame em condições de treineiro e ter tirado nota superior a 0 na redação.
Como funciona o sistema?
O Sistema de Seleção Unificada funciona de forma muito simples, cada candidato pode escolher 2 opções diferentes de vagas ofertadas, sendo colocadas em ordem de prioridade.
Após selecionar as vagas desejadas, o sistema faz um ranking de acordo com as notas tiradas pelos candidatos no Enem, o qual é atualizado diariamente durante as inscrições. Sendo assim, caso a opção escolhida tenha apenas 10 vagas disponíveis para todo o Brasil e 30 candidatos, conseguirão a vaga aqueles que se saíram melhor no Exame Nacional do Ensino Médio.
Comentários estão fechados.