Millennials e Geração Z têm dificuldade para conseguir emprego na China

A geração de Millennials e os mais velhos da Geração Z encontram dificuldades para trabalhar na China. O motivo não é novidade para ninguém.

Existe algo no mercado de trabalho chinês que não é novidade para aqueles que estão em busca de uma oportunidade de emprego na China. Um edital de serviços automotivos de Sichuan, por exemplo, exige que os candidatos tenham idade inferior a 30 anos para que sejam elegíveis preencher vagas do RH da empresa. Sabe-se que o mundo inteiro enfrenta novos rumos após a pandemia.

Porém, esse é certo tipo de preconceito de idade que o mercado da China enfrenta, e os mais velhos sabem bem disso. Aliás, o cenário sugere que a situação pode estar piorando. Os Millennials estão dizendo que a busca por um emprego não tem sido eficaz haja vista a idade e contam com a influência do pós-pandemia.

Mercado de trabalho da China se recupera da pandemia

O mercado de trabalho, segundo eles, está vantajoso somente para quem acaba de sair da universidade. Para deixar o cenário ainda mais caótico, as empresas sofreram impacto da pandemia de Covid-19 e estão tentando reduzir os gastos com os trabalhos.

Uma mulher de 31 anos de idade, Yang, moradora de Xangai, disse que enviou currículo para mais de 100 empresas e não recebeu respostas. A jovem tem mestrado em ciências sociais e está tentando trabalhar na indústria voltada para o ramo da internet. Ela diz que muitas empresas exigem que os candidatos tenham idade inferior a 30 anos e, em algumas empresas, exigem que tenham no máximo 27 anos.

O mercado tem exigido, também, ao menos uma especialização em pós-graduação e três anos de experiência profissional. Para as mulheres, esta situação pode ser ainda mais complicada, pois na cultura chinesa são vistas como cuidadoras da própria família. Ou seja, as mulheres com mais de 30 anos de idade podem ser questionadas em uma entrevista de emprego e vão perguntar se conseguem equilibrar o cuidado com a casa e a proposta no mercado.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.