Talo do abacaxi: afinal, há uma forma de usar essa parte da fruta?
Sabia que há uma forma deliciosa para aproveitar o talo do abacaxi? Você nunca mais irá jogá-lo fora.
Da série de comidas que são desperdiçadas, porque não sabemos como utilizá-las: o talo do abacaxi. Sabe aquela parte central da fruta? Ela é chamada de talo. Muitas pessoas não a aproveitam, seja por não gostar do sabor ou por não saber o que fazer. Apesar de ser mais fibrosa, ela é rica em vitaminas e minerais.
Você pode usá-la para uma receita doce e muito útil: um xarope. Pois é! Chega de desperdício. Aprenda com essa receita exatamente o que fazer com o talo da fruta e como o mesmo processo pode servir para várias outras.
Como usar o talo do abacaxi?
Dole, um dos maiores distribuidores de abacaxi e criador do famoso doce da Disney, ressalta que há um uso para o talo do abacaxi, sim. Muitas pessoas fervem o talo para fazer um purê, que pode acompanhar smoothies, saladas ou drinks, mas a receita de hoje é um pouco mais doce. Estamos falando de um xarope simples e refrescante.
Modo de preparo
Para fazer esta receita deliciosa, você deve pegar o talo da fruta e outros acompanhamentos para adicioná-los a uma tigela de vidro com o açúcar da sua preferência. Casca de limão espremido também é uma boa opção! O ácido presente no talo do abacaxi pode dissolver o seu tamanho até a metade, por isso, cubra a tigela e deixe-a na geladeira até todo o açúcar se dissolver, mexendo de vez em quando.
Quando terminar, basta coar e guardar a calda na geladeira.
O que vale ressaltar é que apenas um talo de abacaxi rende pouco xarope, por isso, caso não tenha mais talos, pode utilizar as sobras de outras frutas para complementar o preparo. As cascas de laranja, de limão e de outras frutas cítricas são boas opções para preparar este tipo de xarope.
Onde utilizar o xarope?
O xarope de abacaxi que você preparou acompanha bem as panquecas no café da manhã ou no lanche da tarde. Ele pode servir como adoçante de sucos. Ademais, ele pode ser utilizado como calda em sorvetes, doces ou coquetéis (um dos principais usos).
Comentários estão fechados.