‘Vaca louca’ no Pará: exportação de carne bovina à China é suspensa
Nesta quinta-feira, 23, a exportação de carne bovina à China foi suspensa. Com isso, Ministério da Agricultura se posiciona sobre o caso.
O Ministério da Agricultura informou que a exportação de carne bovina à China foi suspensa. O comunicado foi emitido ainda na noite da quarta-feira, 22, quando foi feita a confirmação do mal da vaca louca no estado do Pará. O país da Ásia é o maior comprador de carne do Brasil, logo não pode se arriscar.
Esta suspensão apenas cumpre medidas sanitárias, como indicou a nota que afirmava que o consumidor não corre riscos. O ministério também informou que há conversas entre os países para que, em breve, o comércio de carne brasileira volte à ativa. O caso foi relatado à Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA). Além disso, amostras da confirmação foram enviadas para o laboratório da instituição.
O mal da vaca louca foi confirmado no Brasil
Agora, com os detalhes sobre a doença da vaca louca, o grupo informou que a doença foi confirmada em um animal de 9 anos, em Marabá (PA). A idade, para os bovinos, é considerada avançada. O pasto do qual o animal fazia parte está interditado. O boi precisou ser incinerado na própria fazenda para que o mal pudesse ser controlado às pressas.
Somente após a análise da OMSA é que as respostas sobre o caso ficarão às claras. Isto é, quando for confirmado se há riscos de transmissão ou se foi um caso isolado.
Carlos Fávaro, ministro da Agricultura, ressaltou que os devidos cuidados estão sendo tomados.
“Todas as providências estão sendo adotadas imediatamente em cada etapa da investigação, e o assunto está sendo tratado com total transparência para garantir aos consumidores brasileiros e mundiais a qualidade reconhecida da nossa carne”, disse em nota.
Últimos casos aconteceram em 2021
Não é a primeira vez que o Brasil suspende a exportação de carnes bovinas. Em setembro de 2021, as vendas foram suspensas por causa de duas contaminações que foram identificadas no Mato Grosso e em Minas Gerais. Após o ocorrido, não foram registrados mais nenhum caso do mal da vaca louca.
Comentários estão fechados.