WhatsApp: usuários reclamam sobre exposição de conversas a estranhos
Um método relativamente fácil, tal como trocar o número de telefone, pode expor todas as suas conversas do WhatsApp. Cuidado!
O WhatsApp confirmou que a situação é rara, mas pode acontecer sempre que houver a troca de número. A prática é conhecida como “reciclagem de números”, que se dá quando um usuário troca de operadora ou algo do tipo e se desfaz do número antigo. Ele é repassado para outra pessoa logo em seguida. É algo que acontece com frequência.
Uma grande preocupação para as empresas tecnológicas é a segurança dos dados de seus usuários. Mantê-los a salvo demanda grande esforço e estratégia para que particularidades específicas não sejam afetadas; porém, nem tudo depende das plataformas digitais. Neste caso, por exemplo, operadoras praticam o repasse do número com rapidez, o que pode acabar prejudicando a conta vinculada ao número “abandonado”.
Com isso, o porta-voz da plataforma designou as medidas de segurança que os usuários precisam seguir.
WhatsApp e as conversas privadas
O problema pode ficar ainda maior se a conta do mensageiro não foi devidamente excluída. A conta que ficou vinculada ao número poderá receber mensagens, expondo questões privadas. Isso fez com que o porta-voz do WhatsApp, em pronunciamento ao The Register, tivesse que se manifestar:
“Tomamos muitas medidas para evitar que as pessoas recebam mensagens indesejadas, incluindo contas expiradas após um período de inatividade contínua”.
Ele afirma que a melhor alternativa para não manter o vínculo é excluir a conta do mensageiro que pertence ao número ou realizar a transferência de conta para a nova numeração. O indicado também é fazer uso da confirmação de duas etapas para que as mensagens permaneçam seguras.
Este pode não ser um problema que acontece com frequência, mas atinge a questão da privacidade de dados, logo é algo muito importante de ser tratado. Mensagens particulares ou de trabalho, com as suas relevâncias, podem acabar sendo compartilhadas com outras pessoas até mesmo desconhecidas.
Seguindo as devidas orientações, as operadoras poderiam continuar fazendo essas mudanças de forma rápida, pois mesmo assim os dados dos usuários estarão a salvo.
Comentários estão fechados.