Xiaomi lança celular de US$ 1.000 e pretende superar Apple e Samsung

Os aparelhos foram originalmente lançados na China em dezembro.

A Xiaomi é uma empresa chinesa de tecnologia que foi fundada em 2010 por Lei Jun. A companhia tem sede em Pequim, na China, e é especializada na produção de eletrônicos, como smartphones, tablets, laptops, dispositivos inteligentes para casa, produtos de entretenimento e até carros eletrônicos. No último domingo, 26, a marca lançou o seu principal smartphone que desafia as suas concorrentes Apple e Samsung. Veja por quê.

Xiaomi 13 e 13 Pro

Os aparelhos foram originalmente lançados na China em dezembro, mas a companhia está levando os seus dispositivos para mercados no exterior. O Xiaomi 13 Pro conta com uma tela de 6,73 polegadas e o mais recente chipset Snapdragon 8 Gen 2 da empresa americana. Além disso, ele tem uma câmera de lente tripla e outros recursos premium, como carregamento ultrarrápido.

O valor do Xiaomi 13 está em torno 999 € (US$ 1.053), enquanto o 13 Pro está em 1.299 €.

A marca enfrentou vários desafios. Em particular, um ambiente macroeconômico mais difícil com uma economia em desaceleração na China. Cerca de 1,21 bilhão de smartphones foram enviados em 2022, representando o menor total de remessa anual desde 2013, de acordo com a IDC.

Neil Mawston, analista da TechInsights, disse que a Xiaomi está enfrentando vários ventos contrários na China.

”De um popular iPhone da Apple, um Honor surpreendentemente forte e inconstantes consumidores chineses que frequentemente trocam entre marcas de hardware Android em um piscar de olhos”, disse.

A Honor é a marca chinesa de smartphones derivada da Huawei.

A Xiaomi é conhecida por oferecer produtos de alta qualidade a preços acessíveis, o que tem atraído um grande número de consumidores em todo o mundo. A empresa adota uma estratégia de venda direta ao consumidor, sem intermediários, o que permite a ela oferecer preços mais baixos em comparação a outras marcas. Além disso, a companhia tem investido em pesquisa e desenvolvimento para oferecer produtos inovadores e de alta qualidade.

Alta concorrência no mercado?

A estratégia da Xiaomi em nível premium irá colocá-la contra a Apple e a Samsung, o que será um desafio e tanto para a rival chinesa. Runar Bjørhovde, analista de pesquisa da Canalys, disse que competir com ambas é incrivelmente difícil.

”Não apenas combinando produtos líderes de mercado, mas principalmente enfrentando grandes empresas com reconhecimento de marca excepcional, percepções de ponta, soluções focadas em experiência e ecossistemas de produtos com alta aderência ao usuário”, completou.

O grupo teve sucesso em mercados emergentes, como Índia e Brasil, onde os seus produtos são populares entre os consumidores.

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