É assim que a tecnologia atua na luta contra a presença do plástico nos oceanos
De pouco em pouco, a tecnologia trabalha para reduzir a quantidade de plástico nos oceanos.
O plástico é um dos materiais mais presentes em nosso cotidiano. Ele é utilizado em embalagens, utensílios domésticos, eletrônicos, entre outros. No entanto, esse material é um dos grandes problemas ambientais da atualidade, principalmente quando se trata da poluição dos oceanos.
Para lidar com esse problema, a tecnologia surge como uma grande aliada contra esse tipo de poluição, atuando de diversas maneiras. Agora, confira como o avanço tecnológico beneficia o recolhimento de plásticos nos oceanos.
A tecnologia contra os plásticos nos oceanos
A luta para manter a saúde dos oceanos estável não é recente. Com o passar dos anos, o consumo de plástico aumenta exponencialmente e, consequentemente, o nível de descarte também.
Para solucionar esse problema, diversas pautas ambientalistas foram levantadas ao longo dos anos, resultando na promoção de reciclagem e reutilização, substituição do plástico e afins. No entanto, o nível de plásticos encontrados em oceanos continua alto, e a grande esperança para reverter essa situação é a tecnologia.
Através dela, podemos realizar atividades que normalmente não conseguimos e em larga escala – o que é melhor ainda.
O empresário Boyan Slat, holandês de 28 anos, fundou a The Ocean Cleanup (organização sem fins lucrativos) com o objetivo de combater a poluição plástica nos oceanos. Há quase uma década, Boyan trabalha arduamente para reverter a situação dos oceanos e afirma não ser uma tarefa simples, mesmo com a ajuda da tecnologia. Acompanhe agora as formas de operação da tecnologia no combate à poluição dos oceanos:
- Redes tecnológicas
A organização do holandês utiliza redes de 800 metros equipadas com câmeras integradas com inteligência artificial para localizar o plástico no oceano. A estrutura consiste no escaneamento da superfície oceânica e demarca as áreas que mais precisam de atenção.
- Correia transportadora
Focada na passagem dos plásticos em rios, essa tecnologia impede que o lixo plástico chegue até o oceano. Como forma de interceptação do plástico, a Ocean Cleanup instala grandes correias nos rios que retiram o lixo. Assim, a quantidade de plástico que chega aos oceanos é reduzida.
Comentários estão fechados.