Os benefícios e consequências de consumir manteiga de amendoim
Entenda tudo sobre o consumo frequente da manteiga de amendoim!
A manteiga de amendoim é um produto alimentar preparado a partir da moagem do amendoim torrado seco, que resulta num creme natural. Ela é rica em dois macronutrientes que podem manter você satisfeito por mais tempo, evitando o consumo de ‘besteira’s ao longo do dia.
Entretanto, isso não significa que você deva consumi-la sem qualquer critério. Dito isso, conheça os benefícios e consequências de consumir manteiga de amendoim em excesso.
Os benefícios da manteiga de amendoim
O amendoim é um ótimo alimento – quando consumido com moderação! – devido ao seu valor energético. Além disso, é uma boa fonte de vitaminas, minerais e fitoquímicos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Na sua composição podemos encontrar mais de 20 aminoácidos, polifenóis, antioxidantes, vitaminas e minerais. Entre as principais vitaminas, se encontra a vitamina E, os folatos e as vitaminas do complexo B, as vitaminas B3 e B6.
Portanto, comer manteiga de amendoim, é ingerir todas estas substâncias benéficas ao corpo de maneira mais fácil e saborosa. Mas não para por aí, o alimento também é rico em minerais como magnésio, fósforo, potássio, zinco e cobre. E possui, ainda, na sua composição, resveratrol, flavonoides e fitoesterois que auxiliam na proteção cardiovascular, já que tem um papel no equilíbrio do colesterol.
Com o consumo da manteiga de amendoim, você pode:
- Perder peso;
- Fortalecer seu coração;
- Construir mais músculos – combinando seu consumo com exercícios físicos;
- Aliviar dores musculares;
- Reduzir a inflamação crônica;
- Controlar o diabetes;
- Ter uma noite de sono melhor.
E as consequências?
Um dos principais alertas quanto ao consumo exacerbado de manteiga de amendoim é seu elevado valor calórico. Por mais que seja um alimento queridinho no “mundo fitness”, não é um alimento sem calorias.
Além disso, deve-se tomar cuidado com qual pote de manteiga você compra no mercado. Catherine Karnatz, RD, nutricionista registrada em Hampton, Virgínia, faz um alerta: “Algumas variedades de manteiga de amendoim, como as versões torradas com mel, contêm muito açúcar adicionado”. Consumir estes “sabores” do alimento pode elevar a glicose no sangue.
“Com o tempo, comer muitos açúcares adicionados pode colocá-lo em maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 e cáries”, completa.
Segundo ela, melhor manteiga de amendoim para consumo é aquela que contém menos de 5 gramas de açúcar por porção, para manter o açúcar no sangue equilibrado.
Comentários estão fechados.