Clima Semiárido: Características, Vegetação e ação no Brasil
Saiba mais sobre um dos climas comuns do Nordeste brasileiro. Características, Vegetação e como ele é distribuído no Brasil.
Localizado nas bordas dos desertos da América do Norte, América do Sul, Austrália, África, o clima semiárido corresponde é um dos tipos de clima que apresenta longos períodos de estiagem (seca), altas temperaturas (média anual de 27°), em que as chuvas são escassas (média anual inferir a 750 mm) e mal distribuídas.
É comum que esse clima seja recorrente numa grande área do sertão nordestino. Mais precisamente, podemos localizá-lo na região centro-norte da Bahia; interior (região oeste) dos estados do Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte; região centro-sul do Ceará; sul e sudeste do Piauí.
Características do Clima Semiárido
- Baixa umidade
- Altas temperaturas
- Baixo índice pluviométrico
- Chuvas irregulares e escassas
- Pouca variação de temperatura (amplitude térmica). A média anual fica entre 25°C e 28°C.
- Solo pobre em nutrientes
- O clima semiárido é seco e quente.
- Ação irregular de massas de ar tropical e equatorial.
- As poucas chuvas se concentram entre os meses de janeiro a maio.
Vegetação do Clima Semiárido
A vegetação recebe diversos nomes, de acordo com os locais em que são encontradas. São conhecidas como “estepe” na Europa e Ásia, “pradaria” na América do Norte e “pampas” na América do Sul.
São em geral, constituídas por gramíneas e pequenos arbustos, e seus solos são descobertos e incapazes de sustentar grandes planas, porém nas regiões semiáridas temperadas e subtropicais, esses solos costumam ser muito férteis, possuindo algumas áreas destinadas a produção agrícola ou pecuária.
Clima Semiárido no Brasil
Como dito anteriormente, no Brasil, o clima semiárido ou tropical semiárido é encontrado na região Nordeste do país, mais precisamente em uma região que une diversos estados, denominado “Polígono das Secas”.
Essa região abrange cerca de 11% do território nacional, contendo os estados da: Bahia, Ceará, Alagoas, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Norte; e ainda, parte do sudeste do país, o norte de Minas Gerais. Essas regiões sofrem com a falta de água ou sua baixa oferta por longos períodos.
O bioma predominante desse clima é a caatinga, com predominância de vegetação xerófila, adaptada aos climas secos.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.