Esta é a forma como milhares de donas de casa conseguem se aposentar
É preciso que seja feita a emissão do Guia da Previdência Social, além de contribuições mensais para conseguir a aposentadoria.
Muitas pessoas, sobretudo mulheres, optaram por dedicar a sua vida ao ofício do lar no Brasil. Nesse sentido, é comum acreditar que essas pessoas não possuem o direito à aposentadoria, uma vez que a contribuição é normalmente vinculada ao trabalho com CLT. Entretanto, ainda assim é possível! Veja a seguir como donas de casa podem se aposentar.
Uma dona de casa tem direito à aposentadoria?
A resposta é claramente sim! Isso porque a previdência reconheceu que existe uma necessidade de retribuir o trabalho de pessoas que cuidam do lar.
Assim, é possível que haja a solicitação da aposentadoria, desde que haja a contribuição prévia, ou seja, de forma bastante semelhante ao que acontece com outros trabalhadores, como os com CLT.
Todavia, a grande diferença é que o processo será um tanto diferente do que acontece com as pessoas que trabalham com CLT. Afinal, essas pessoas contribuem diretamente quando o salário cai na conta, por meio dos descontos do INSS.
Por outro lado, as donas de casa precisarão fazer a solicitação da contribuição para se tornarem contribuidoras voluntárias. Para isso, será necessário solicitar o Guia da Previdência Social, que é um documento específico para esse fim.
Basicamente, o documento servirá como uma espécie de boleto ou carnê, pelo qual a pessoa deverá fazer os seus pagamentos mensalmente e contribuir com o INSS. Então, no futuro será possível entrar com a solicitação da aposentadoria.
Como começar a contribuir?
Atualmente, a Previdência Social conseguiu reunir em um só lugar a maioria das solicitações que os cidadãos podem fazer. Trata-se do aplicativo “MEU INSS”, que está disponível de forma gratuita tanto pelo Google Play Store, quanto pelo Apple Store, dos aparelhos iOS.
Ao baixar o aplicativo, é possível solicitar o Guia da Previdência Social. Ademais, atente-se ao fato de que existem três formas de segurado pelo INSS por meio do GPS.
No caso, o primeiro é o segurado simplificado, que recebe um salário ao se aposentar. Já o segundo é o segurado convencional, que receberá mais que o salário mínimo. Enquanto que o terceiro é o facultativo de baixa renda, que receberá um salário e mais 5%.
Comentários estão fechados.