Conheça as 8 tendências da educação que estarão em alta em 2023
Ao adotarem essas tendências, professores e educadores levam aos estudantes oportunidades de ampliar o conhecimento.
Uso da tecnologia, estímulo à personalização do aprendizado de crianças e adolescentes e trabalho de habilidades emocionais: essas são as principais tendências para a educação em 2023. A partir delas, professores e educadores pretendem levar aos estudantes oportunidades de aumentar cada vez mais o seu conhecimento.
8 tendências para a educação em 2023
1. Educação personalizada
Cada aluno tem o seu próprio estilo e ritmo de aprendizagem, isso é fato! No entanto, a diferenciação pedagógica é uma tendência na educação que fará toda a diferença em 2023. Isso porque, segundo Carolina Vieira, CEO da SIS Swiss International School no Brasil, os professores podem personalizar aulas para os estudantes, com diversas estratégias, como:
- Planos de aula personalizados;
- Feedback imediato;
- Ambiente de aprendizado mais envolvente e eficaz.
2. Educação bilíngue
Aprender uma língua estrangeira pode melhorar as funções cognitivas, como a memória, a concentração, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas. De acordo com Carolina Vieira, a exposição a diferentes culturas e perspectivas pode aumentar a empatia e a compreensão entre diferentes grupos de pessoas.
3. Práticas sustentáveis
As escolas têm um papel importante na promoção de práticas sustentáveis, que podem contribuir para a preservação do meio ambiente e para a conscientização dos alunos sobre a importância de cuidar do planeta.
Outra tendência para a educação em 2023 é que professores estimulem os alunos a terem uma visão voltada às boas práticas sociais, ambientais e de governança (Environmental Social and Governance – ESG).
4. Uso da tecnologia
O uso da tecnologia em sala de aula deverá ser cada vez mais explorado em 2023. Entre as opções, estão inserir jogos educativos, aplicativos e brincadeiras de raciocínio lógico.
A inteligência artificial também é uma ferramenta que vale a pena inserir em conversas com as crianças, para que ensinem sobre como ela é usada em diferentes setores, como saúde e finanças.
5. Contribuir para habilidades socioemocionais
Habilidades socioemocionais, como empatia, resiliência e autocontrole, ajudam a desenvolver características nos estudantes que podem fazer diferença na educação do futuro. Por esse motivo, é fundamental que o aluno conquiste essas habilidades para sua caminhada estudantil.
6. Aprendizado online
As salas de aula foram rapidamente transformadas para o aprendizado online devido à pandemia, trazendo desafios e oportunidades para os educadores. O ensino à distância se consolidou como uma opção acessível para muitos alunos, mesmo com a volta de muitas salas de aula ao ensino presencial.
As universidades estão passando por mudanças demográficas, com a presença de alunos da Geração Z, que cresceram em um mundo conectado, e de estudantes maduros, que buscam atualizar sua educação enquanto trabalham. Esses alunos podem ter concluído parte do ensino médio online e agora têm a possibilidade de estudar em casa, de forma confortável.
7. Prioridade máxima: Aprendizagem baseada em projetos
As instituições de ensino estão mudando seu foco para o trabalho baseado em projetos, visto que a maioria dos alunos enfrentará um ambiente de trabalho que prioriza a conclusão de projetos em equipe ou individualmente. Em tais ambientes, as “habilidades interpessoais”, incluindo colaboração, comunicação e solução de problemas, são fundamentais para o sucesso dos alunos. Eles também aprendem a experimentar ideias e a aprender com erros e acertos.
8. Explorando a relação entre Educação e Empreendedorismo
Nos últimos anos, a ideia de introduzir o empreendedorismo na educação tem gerado grande entusiasmo. Tutores projetam a educação e as sessões de forma a desenvolver e incentivar o espírito empreendedor nas crianças desde cedo. Esses valores são incorporados ao processo de aprendizagem para preparar os alunos para serem responsáveis e adquirirem o conjunto de habilidades e conhecimentos necessários para alcançar seus objetivos de vida.
Com isso em mente, o currículo é desenvolvido para fornecer conhecimentos empreendedores, habilidades, atitudes, comportamentos, criatividade empresarial e motivação, garantindo sucesso no mundo dos negócios e tornando os alunos mais empregáveis no futuro mercado de trabalho.
Comentários estão fechados.