Idosa de 102 anos é a ‘vovó fitness’ e ministra aulas de ginástica em casa
A prática de atividade física é muito importante até mesmo na idade avançada.
Não é novidade que manter os exercícios físicos em dia é essencial para a saúde. Recentemente, foi divulgada a história de Jean Bailey, uma idosa americana de 102 anos considerada a “vovó fitness”. Segundo relatos, ela tem mais energia do que muitas pessoas e ministra aulas de ginástica em casa para outros idosos.
Idosa de 102 anos é um exemplo de vitalidade
Tudo começou durante a pandemia. A senhora de 102 anos decidiu introduzir algo novo em seu residencial localizado no estado de Nebraska, nos Estados Unidos. Bailey começou a ministrar aulas de ginástica para seus vizinhos.
Como tudo, de fato, começou?
Segundo ela, como ninguém podia sair por conta da pandemia de covid-19, ela começou as sessões em casa mesmo. Assim, cada um ficava no seu andar e os exercícios acabaram virando um hábito para todo mundo.
Ela disse em uma entrevista que já é instrutora fitness há pelo menos 15 anos, e por isso sabe muito bem das limitações e restrições de cada um. No entanto, ela sempre incentiva suas colegas a manterem o próprio ritmo.
Rotina de exercícios
As aulas acontecem quatro vezes na semana e conta, pelo menos, com 12 alunos. A idosa relata que, entre várias outras coisas, as sessões têm movimentos circulares dos pés e dos braços.
Bailey prioriza a movimentação do corpo inteiro. Quando os exercícios começam pela parte superior, ela auxilia os alunos a colocarem o queixo no peito, depois fazer círculos com a cabeça e, então, passam para braços, pernas e costas.
Para as pessoas que têm restrições de locomoção, ela recomenda focar os joelhos e a cintura.
Como é o histórico de atividades físicas de Bailey?
Sean Tran, diretor de Operações do residencial, conta, em um programa de TV, que Bailey sempre participou, por vontade própria, de todas as atividades do lar. Isso já tem cerca de 14 anos.
A idosa sempre faz questão de finalizar as aulas com uma frase motivacional. A última foi “O único jeito de multiplicar a felicidade é compartilhando-a com os outros”.
Comentários estão fechados.