Uma IA dá vida a uma âncora de notícias com habilidade de mil apresentadores
Ren Xiaorong é o nome da nova apresentadora de jornal criada a partir de IA, capaz de reproduzir as habilidades de outros apresentadores.
O governo chinês anunciou recentemente um avanço tecnológico significativo na área de inteligência artificial (IA): uma âncora de jornal virtual. Esse “robô virtual” tem a capacidade de apresentar notícias 24 horas por dia, respondendo a perguntas e transmitindo informações com a habilidade de mais de mil apresentadores de jornal.
No entanto, como a apresentadora foi criada pelo governo, ela segue a linha do Partido Comunista Chinês, apresentando apenas as notícias que interessam ao partido e censurando as que não se alinham aos seus interesses. Esse mecanismo permite ao governo chinês controlar a informação que chega à população, moldando a percepção pública e mantendo o controle sobre o fluxo de informações.
China cria robô de IA com funções de apresentador de jornal
A nova tecnologia recebeu o nome de Ren Xiaorong, um robô jornalista com a aparência de uma mulher humana. Ela noticia e responde perguntas 24 horas por dia no canal oficial do Partido Chinês, porém seguindo o viés do Governo. A tecnologia entrou nos telejornais do aplicativo “People’s Daily”, que é administrado pelo próprio Governo, o que permite direcionar o conteúdo conforme o desejo do Partido.
Em sua primeira transmissão, o robô disse “Olá, meu nome é Ren Xiaorong. Sou uma âncora digital de inteligência artificial que acabou de ingressar no People’s Daily”, segundo informa o portal “Sun”. Ela ainda diz: “Milhares de âncoras de notícias transmitiram suas habilidades profissionais para mim. Por 365 dias, estarei relatando notícias, 24 horas por dia, sem descanso”.
Expansão da IA
A cada vez mais a IA ocupa espaço na nossa sociedade, em diversos campos. A mais recente novidade são os robôs jornalistas, que chegam para trabalhar incansavelmente 24 horas por dia, podendo substituir pessoas a qualquer momento do dia. Com essa novidade, o jornalismo tende a se tornar automatizado e aos poucos mais instantâneo, com o fluxo de notícias sendo cada vez mais veloz.
Embora pareça impressionante, essa novidade traz à tona a problemática da substituição dos humanos pelas máquinas. Gradativamente, a inteligência artificial assume ocupações no mundo moderno, o que preocupa diversas pessoas, que têm suas profissões ameaçadas pela tecnologia.
Comentários estão fechados.