Homem compra iPhone na Amazon e recebe jogo infantil
O caso aconteceu em Jaboatão dos Guararapes (PE) e já é a segunda ocorrência do tipo registrada na Grande Recife nas últimas semanas.
Um homem residente no município de Jaboatão dos Guararapes, localizado na zona metropolitana do Recife, em Pernambuco, foi surpreendido ao receber uma encomenda feita no e-commerce Amazon.
Ao abrir o pacote, o jornalista Eduardo Sena percebeu que no lugar do smartphone que havia comprado, estava um jogo de quebra-cabeças dos Três Porquinhos. Eduardo havia encomendado o iPhone para o seu pai.
Em entrevista concedida ao portal iG, o jornalista explicou o contexto da situação. “Meu pai me trouxe o link e perguntou: ‘É uma boa oportunidade de compra?’. Eu falei: ‘É uma boa oportunidade’. Quando eu mando o boleto para ele pagar, ele diz assim: ‘Isso é seguro, meu filho?’. E eu respondo: ‘Sim, a Amazon é super segura'”, contou Eduardo, pontuando a confiança depositada na loja virtual.
Após constatar a fraude, Eduardo imediatamente acionou a empresa, pedindo o reembolso do valor pago pelo iPhone. Esse é o procedimento que deve ser adotado em casos como esse.
Esse pedido foi feito no dia 20 de março, quando a encomenda fraudada chegou, contudo, o jornalista só recebeu o reembolso 9 dias depois, na última quarta-feira (29).
Segundo informações repassadas pelo pernambucano, o reembolso poderia ter demorado ainda mais e só foi acelerado porque o caso ganhou repercussão na imprensa local.
Agora, Eduardo relata uma grande sensação de alívio e afirma que não voltará a fazer compras grandes no site, apesar de ser um cliente assíduo.
“Fui olhar meu histórico de compras com eles. Foram mais de 30 compras e só tive esse problema. Mas as compras foram sempre de livros”, disse ele à reportagem.
Não foi a primeira vez
Há cerca de uma semana, antes do ocorrido com Eduardo Sena, outro morador da região metropolitana do Recife denunciou uma fraude em compras na Amazon.
Nesse caso, a pessoa também comprou um iPhone, mas diferente do jornalista de Jaboatão, recebeu um perfume infantil no lugar do smartphone.
Quando procurada pela reportagem do portal iG para comentar os casos, a Amazon disse que lamenta os ocorridos e que trabalha para investigar fatos como esses.
“Reforçamos o compromisso com nossos clientes na investigação e correção de eventuais fatores que possam gerar casos neste perfil”, afirmou a empresa em nota.
Em casos como os ocorridos em Pernambuco, os clientes devem entrar em contato com a loja e o vendedor do produto (se for o caso), para pedir reembolso do valor do produto comprado originalmente.
Cada loja tem protocolos específicos para essas situações, mas geralmente é necessário tirar fotos do produto recebido e enviar imagens da documentação do comprador, bem como provas de identidade, como selfies, por exemplo.
Vale destacar que é sempre necessário ter cautela ao fazer compras na internet, justamente para evitar fraudes, que são mais comuns em e-commerces não conhecidos.
No mais, crimes virtuais, como esse, podem e devem ser levados à Justiça, caso a loja responsável não queira assumir a responsabilidade do reembolso.
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