Pesquisas recentes revelam que plantas podem se comunicar e gritar sob estresse
Estudos sugerem que plantas são capazes de emitir comunicação quando estão estressadas ou quando sentem dor, assim como os humanos.
O novo estudo garante que plantas são capazes de emitir gritos de dor ou estresse, principalmente as plantas de tabaco e de tomate. Elas conseguem emitir diferentes sons quando estão sendo cortadas ou quando estão começando a desidratar. Dependendo da ameaça que esteja enfrentando, o som vai mudar completamente.
O estudo foi publicado na Cell e surgiu para inovar as ideias que temos de uma planta.
Na verdade, elas não são tão silenciosas quanto imaginamos e não aceitam prontamente tudo o que temos a oferecer. São seres que têm personalidade, e isso é uma novidade para todos nós. É algo novo que vamos aprender juntos!
Plantas podem gritar em casos de dor e estresse
Essas plantas são capazes de emitir sinais que animais são capazes de perceber. De acordo com o estudo, os tomates que não são regados começam a emitir sons a partir do segundo dia sem água, ainda que aparentemente esteja tudo normal. Isso foi o que afirmou a matemática Lilach Hadany da Universidade de Tel Aviv, coautora do estudo.
Os sons não podem ser captados pela audição humana, mas são semelhantes a ouvir uma pipoca estourando e podem ser parecidos com o volume da fala de humanos. Esses sons vão variar, pois depende da planta e da forma como ela foi machucada, pois a planta desidratada e a planta cortada emitem sons distintos.
A pesquisa nos indica que os organismos que conseguem ouvir os sons emitidos para as plantas consideram uma paisagem com muitos sons e muitas informações. Hadany, coautora da pesquisa, é líder em um laboratório da Universidade de Tel Aviv, em Israel, e indicou que usa máquinas para identificar a evolução das plantas.
Na evolução das plantas, também está o campo acústico capaz de produzir sons que a planta tem. Recentemente, o pesquisador Richard Karban, da Universidade da Califórnia, indicou outra possibilidade. A pesquisa surgiu afirmando que as plantas são capazes de emitir sinais para outras plantas ao liberarem pequenas substâncias químicas no ar.
Sons de abelhas são captados
No mesmo laboratório de Hadany, existem outras pesquisas indicando que as plantas são capazes de emitir sons, mudando o comportamento de outras plantas mediante o que são capazes de ouvir. A melhor parte, certamente, vem agora!
A equipe emitiu o som das abelhas zumbindo perto de um determinado arbusto das plantas prímulas. Ao ouvirem o som, as flores começaram a liberar o néctar mais adocicado, e isso só aconteceu quando ouviram o zumbido das abelhas.
Isso indica que as flores foram capazes de “ouvir” o som das abelhas, e isso é uma explicação para entender o motivo de os insetos ficarem zumbindo perto das flores.
A equipe publicou o estudo na Ecology Latters https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6852653/ em 2019. Para Hadany, ouvir e saber interpretar o que as plantas dizem é de extrema importância, pois elas têm uma necessidade maior para interagir e responder ao ambiente.
Comentários estão fechados.