Comitê para atuar na prevenção à violência escolar é criado no Rio de Janeiro
Segundo Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro, o comitê vai integrar forças de profissionais.
Recentemente, o governo do Rio de Janeiro criou um Comitê Permanente de Segurança Escolar com representantes da Segurança Pública e da Educação para atuar na prevenção às situações de violência nas escolas públicas e privadas.
Segundo Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro, o comitê vai integrar forças de profissionais, inclusive com a realização de treinamentos.
No mesmo dia foi anunciado o aplicativo Rede Escola, inspirado no Rede Mulher. A plataforma deve entrar em operação em até dois meses e vai conectar diretamente os profissionais da rede de ensino à Polícia Militar.
De acordo com Cláudio Castro, com o aplicativo Rede Escola, é possível que professores e funcionários das escolas vão poder fazer denúncias e acionar um botão de pânico em caso de emergência.
Violência escolar
A violência escolar é um problema sério que pode afetar a segurança e o bem-estar dos alunos, professores e funcionários da escola. A prevenção à violência escolar envolve uma série de medidas que podem ser tomadas por escolas, pais, alunos e comunidade em geral.
Trata-se de uma responsabilidade compartilhada, e todos têm um papel a desempenhar na promoção de um ambiente seguro e acolhedor nas escolas.
Outra medida anunciada pelo governo foi a criação de um grupo de trabalho, na área de inteligência da Polícia Civil, para apurar os casos de incitação à violência nas redes sociais.
A identificação e tratamento de casos de bullying são essenciais para promover um ambiente seguro e acolhedor nas escolas. Isso porque o bullying pode ter um impacto profundo na saúde mental e emocional das vítimas, causando ansiedade, depressão, baixa autoestima, isolamento social e até mesmo pensamentos suicidas.
Identificar e tratar casos de bullying é uma responsabilidade compartilhada entre a escola, os pais, os alunos e a comunidade em geral. Quando todos trabalham juntos para promover um ambiente seguro e acolhedor nas escolas, é possível ajudar a prevenir o bullying e seus efeitos negativos.
Comentários estão fechados.