Espiando o espirro: tudo sobre sua anatomia e criação

Presente em períodos gripais, o espirro também pode indicar alguma irritação momentânea do organismo.

O espirro representa mecanismo de defesa do corpo humano e acontece quando o próprio organismo identifica a presença de elementos estranhos nas narinas. Nesse momento, o cérebro envia uma mensagem para o sistema respiratório que atua para eliminar a presença do elemento estranho do organismo.

Para isso, os músculos presentes na região abdominal e das costas iniciam o movimento de contração que dá origem ao espirro e elimina o ar “contaminado”, presente nos pulmões e na região nasal. Porém, qual a composição do espirro?

O que tem dentro do espirro?

Enquanto no período gripal o espirro vem acompanhado de secreções com a coloração amarelada, o mais comum é que ele seja uma rápida expulsão do ar. Mas o que será que existe dentro desse mecanismo de defesa tão comum em nossas vidas? Quais são as substâncias que contêm no mecanismo de defesa?

Partículas com sujeiras que provocam irritação

Todos os dias, inspiramos uma quantidade imensa de ar, que contém partículas diversas presentes no ambiente. Embora nem todas as partículas representem perigo para o corpo humano, algumas delas podem provocar alergias e o aparecimento de doenças.

O pólen é um exemplo de substância alergênica muito comum durante a primavera e aumenta a chance de espirros em pessoas alérgicas ao elemento. Poeira, ácaros, vírus, pelos de animais, fungos, fumaça e produtos químicos com odor forte, como o cloro, também podem provocar espirros.

Após inspirar essas partículas, o corpo se prepara para promover a expulsão dos micro-organismos invasores com auxílio dos cílios e pelos presentes nas narinas. Nesse momento, vem o espirro, que fecha os olhos e força o movimento da língua para cima.

Com o espirro, também vem a secreção que ele elimina, repleta de partículas expulsadas pelo organismo, em especial os vírus. Por esse motivo, a importância de cobrir a região nasal ao espirrar.

Isso porque, com a velocidade que o espirro alcança, ele também pode transmitir doenças, a exemplo da gripe ou de covid-19. Assim, o que tem dentro do espirro nada mais é do que muco repleto de micro-organismos conhecidos como sujeiras e que provocam irritação no organismo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.