Passar no sinal amarelo pode dar muita? Saiba mais sobre isso!
Algumas pessoas têm dúvidas sobre o que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz sobre isso. Entenda melhor o assunto!
Desrespeitar o sinal de trânsito pode ter consequências gravíssimas para o motorista. Afinal, os semáforos estão entre os principais instrumentos para controle e organização do trânsito.
Por esse motivo, todo e qualquer condutor deve obedecer às normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no que diz respeito aos limites impostos pelos famosos sinais.
Apesar disso, infelizmente, muitos motoristas desconsideram as regras de trânsito todos os dias, o que acaba causando acidentes e transtornos nas vias públicas.
Figurando como uma das infrações mais cometidas, está o avanço dos sinais de trânsito, que é a infração responsável pelo maior número de autuações na maioria das cidades brasileiras.
Segundo o CTB, ultrapassar o sinal vermelho é considerado uma infração gravíssima, resultando em uma penalidade de 7 pontos na CNH do condutor, além de uma multa no valor de R$ 293,47.
Mas, ultrapassar o sinal quando ele ainda está amarelo, indicando “atenção”, pode gerar multas? Continue lendo e descubra.
Aqueles que ultrapassam o sinal amarelo podem ser multados?
Não. Não há multa para quem ultrapassa o sinal amarelo, uma vez que essa ação não é considerada como infração no CTB. No entanto, passar direto no sinal quando ele estiver amarelo pode causar acidentes nalgumas situações.
Segundo consta no Manual de Sinalização Semafórica Brasileiro, a cor amarela do semáforo significa o fim da prioridade de passagem do veículo, indicando “atenção”, como já citamos acima.
Contudo, o sinal amarelo causa outro efeito em muitos condutores, que o veem como uma extensão do sinal verde e aceleram o veículo para não ter que parar.
O Anexo II do Código de Trânsito Brasileiro deixa ainda mais clara a função do sinal amarelo de alertar o motorista para o sinal vermelho, que indica a parada obrigatória.
Portanto, o mais prudente é reduzir a velocidade do veículo já na cor amarela do semáforo, para que seja possível parar o carro com segurança assim que o sinal mudar de cor.
Comentários estão fechados.