Elon Musk está envolvido no pedido de pausa no avanço da inteligência artificial
Apesar de bastante útil, a IA ainda não conquistou a confiança de todos.
Funcionando como uma forma de realizar atividades humanas de forma automatizada e mais precisa, a inteligência artificial (IA) está cada vez mais em evidência. Essa tecnologia vem aumentando sua participação no mundo gradualmente, e seus resultados no mercado de trabalho fazem com que ela seja bastante requisitada.
Porém, a auto-operação de tal inteligência traz preocupações sobre a nossa segurança, fazendo até com que pessoas influentes sejam a favor de frear a evolução da IA.
Evolução constante da IA assusta CEOs e bilionários
A instituição de pesquisa Future of Life Institute (FOLI) emitiu um documento que pede a pausa no desenvolvimento da IA, contendo a assinatura de nomes como Steve Wozniak e o bilionário Elon Musk.
Ao todo, mais de 2.600 nomes importantes do universo tecnológico participaram do movimento, defendendo a ideia de que a humanidade pode enfrentar sérios problemas com o avanço da IA.
Por que esse movimento existe?
Como já é de conhecimento geral, a inteligência artificial é capaz de produzir coisas incríveis em questão de segundos. Essa tecnologia desempenha diversas atividades e, quanto mais utilizada é, mais potente e autônoma fica.
Devido a isso, diversas pessoas defendem a ideia de que a humanidade pode se tornar refém dessa tecnologia caso ela não seja desenvolvida da forma mais adequada possível, o que parece não estar acontecendo atualmente.
Competição de empresas
Com mais e mais empresas investindo na produção de diversos tipos de IA, a ideia de que a competição entre elas pode gerar um caos só aumenta.
Isso porque, normalmente, há a necessidade de sair na frente dos concorrentes, e os meios para que isso aconteça podem não ser dos mais benéficos.
Com isso, os resultados que uma IA desenvolvida de uma maneira, digamos que, não muito ética, tornam-se imprevisíveis e fora do controle humano.
Consequentemente, não é possível ter uma noção até que grau de ameaça à sua segurança a humanidade pode sofrer.
Caso o pedido não seja acatado…
Para ressaltar mais ainda a gravidade dessa evolução desenfreada, na visão da FOLI, o documento afirma que é papel dos governos limitar o desenvolvimento da IA caso as empresas de tecnologia não acatem o seu pedido.
Comentários estão fechados.