Abril traz eventos astronômicos surpreendentes: confira o calendário!

Os fenômenos astronômicos são eventos observáveis no universo que envolvem corpos celestes, como estrelas, planetas, luas, cometas e meteoros.

O mês de abril apresentará alguns eventos astronômicos interessantes. Vários fenômenos irão acontecer, desde a Lua Rosa até uma chuva de meteoros.

Os fenômenos astronômicos são eventos observáveis no universo que envolvem corpos celestes, como estrelas, planetas, luas, cometas e meteoros. Esses fenômenos podem ser naturais ou artificiais, e alguns deles podem ser previstos e observados com regularidade.

Os fenômenos astronômicos incluem, entre outros, eclipses solares e lunares, trânsitos planetários, chuvas de meteoros, superluas, auroras boreais e a passagem de cometas pelo sistema solar. Alguns desses eventos são visíveis a olho nu, enquanto outros requerem equipamentos especiais, como telescópios, binóculos ou câmeras.

Confira alguns possíveis acontecimentos astronômicos neste mês de abril

6/4 – Lua Cheia (Lua Rosa)

A Lua Rosa é um fenômeno astronômico que ocorre uma vez por ano, quando a Lua Cheia de abril coincide com a maior aproximação da Lua com a Terra em sua órbita elíptica.

Essa foi primeira Superlua do ano e é assim chamada porque historicamente coincide com o florescimento da Phlox subulata, uma planta de flores rosas encontrada na América do Norte.

Segundo o G1, foi possível ver a lua a partir da 1h37 da madrugada.

16/4 – Conjunção Lua-Saturno

A conjunção Lua-Saturno ocorre quando Lua e Saturno aparecem próximos um do outro no céu noturno, como vistos da Terra. É preciso madrugar para presenciar o fenômeno: o par nascerá junto, a leste, por volta das 3h e ficará visível até o amanhecer.

20/04 – Eclipse solar híbrido

Também conhecido como eclipse anular-total, ele é um tipo raro de eclipse solar que ocorre quando a Lua está em uma posição mais distante da Terra. Ele irá acontecer no dia 20 de abril com cerca de um minuto de duração. Além disso, formará um anel brilhante em torno do Sol e o eclipse total acontecerá no meio do caminho.

23/4 – Pico da chuva de meteoros Líridas

Uma grande chuva de meteoros ficará ativa entre 15 e 29 de abril, atingindo seu pico entre os dias 22 e 24. Ela será mais intensa no Hemisfério Norte, onde poderão ser vistos até 20 meteoros por hora, já no Brasil esse número deve ficar em torno de 10.

23/4 – Conjunção Lua e Vênus

A conjunção Lua e Vênus ocorre quando esses dois corpos celestes aparecem próximos um do outro no céu noturno, como vistos da Terra.

Esse evento é relativamente comum, pois tanto a Lua quanto Vênus são objetos brilhantes que podem ser facilmente vistos a olho nu. Ele acontecerá por volta das 18h, com o céu ainda iluminado pelos últimos raios solares.

25/04 – Conjunção Lua, Marte e Vênus

Neste dia, o planeta estará visivelmente ao lado do satélite na cor avermelhada a partir das 18h30 e 20h. A melhor observação do fenômeno acontecerá no momento em que o céu escurecer.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.