50% dos solteiros japoneses com menos de 30 anos não quer filhos
O alto custo e a ansiedade em relação ao futuro do Japão são as principais razões citadas pelos jovens para a escolha de não ter filhos.
Segundo uma pesquisa realizada pela Rohto Pharmaceutical Co., metade dos jovens solteiros japoneses com menos de 30 anos não têm interesse em ter filhos. Entre os 400 entrevistados com idades entre 18 e 29 anos, 49,4% afirmaram que não querem ter filhos, o que representa a maior porcentagem registrada nas últimas três pesquisas anuais da empresa.
De acordo com uma pesquisa online realizada em janeiro, a maioria dos homens e mulheres japoneses não estão interessados em ter filhos. Dos entrevistados, 53,0% dos homens e 45,6% das mulheres citaram razões como o alto custo e a ansiedade sobre o futuro do país.
Os resultados da pesquisa, divulgados no final de março, surgem após dados do governo japonês mostrarem que o número de nascimentos no país caiu abaixo de 800.000 no ano passado, registrando a primeira queda desde 1899, quando os registros começaram.
Para tentar reverter a tendência de declínio da taxa de natalidade no país em rápido envelhecimento, o governo japonês lançou em abril a Agência de Crianças e Famílias para supervisionar as políticas infantis, incluindo o combate ao abuso infantil e à pobreza.
A pesquisa de 2022 da Rohto Pharmaceutical Co. também abrangeu 800 casais com idades entre 25 e 44 anos, descobrindo que 48,1% dos casais casados que desejam ter filhos estão cooperando com os esforços de fertilidade de seus parceiros. Esse número marcou uma queda significativa em relação aos 60,3% registrados na pesquisa de 2020.
Um funcionário da empresa especulou que a queda pode ser atribuída ao fato de que as pessoas estão passando menos tempo com seus parceiros à medida que a vida retorna gradualmente ao normal após a pandemia de coronavírus.
Embora os dados mostrem que a taxa de natalidade no Japão continua em declínio, o governo tem tomado medidas para tentar reverter a tendência, incluindo a promoção de políticas familiares e a criação de uma agência dedicada à promoção da natalidade.
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