ATENÇÃO: O governo pode fazer você trocar de carro em breve – entenda o motivo!
Com o objetivo de diminuir a quantidade de veículos mais poluentes nas vias do país, o governo de Lula planeja oferecer estímulos para a substituição de automóveis antigos.
Na semana passada, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez uma declaração que evidencia a intenção do governo federal de remover uma grande quantidade de carros antigos que circulam no país. O governo poderá oferecer incentivos para a substituição de veículos antigos por modelos mais recentes aos proprietários de carros muito antigos.
Durante sua fala, Haddad revelou que já levou a proposta de renovação da frota de veículos para o vice-presidente Geraldo Alckmin, que também atua como ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
“Vim tratar com o vice-presidente da possibilidade de estabelecer um programa que usa o fundo das petroleiras e dedicar esse fundo à transição ecológica por meio da renovação de frota de carros muito velhos, que precisam ser retirados de circulação, mediante indenização para que a frota seja renovada em respeito ao meio ambiente”, disse o ministro.
“Vamos montar uma equipe para estudar [a proposta] e vamos dar uma devolutiva para ele [o vice-presidente e ministro Alckmin]. O processo é rápido. É um recurso que já está segregado para isso”, acrescentou.
De acordo com fontes ligadas ao Governo, o objetivo é incluir carros populares no Programa Renovar, que foi criado durante o governo Bolsonaro com o objetivo original de substituir caminhões, ônibus, vans e furgões com mais de 30 anos de fabricação.
Os recursos do programa são provenientes de um fundo alimentado por petroleiras que atuam no Brasil. Ao terem a exploração de petróleo concedida, essas empresas aceitaram enviar entre 0,5 e 1% dos lucros da produção à União, justamente para compor essas reservas.
Comentários estão fechados.