Vai para uma entrevista de emprego? Então faça esta pergunta ao entrevistador
A recomendação é de Jenny Cheng, vice-presidente do Google Pay, que chama o questionamento de “pergunta número 1”.
As entrevistas de emprego são momentos repletos de nervosismo e tensão por parte dos entrevistados, que, na maioria das vezes, estão precisando muito da vaga.
Geralmente, toda a condução do processo é feita pelo entrevistador, que leva uma série de perguntas que devem ser feitas ao entrevistado, a fim de aferir se ele está apto ao cargo pretendido ou não.
Contudo, de acordo com a vice-presidente do Google Pay, Jenny Cheng, existe uma pergunta que quem precisa fazer é o entrevistado, e não o entrevistador.
A executiva afirma que, para se sair bem numa entrevista de emprego, o candidato deve estar atento a tudo que o entrevistador disser e responder a absolutamente tudo que ele perguntar.
Ainda segundo Jenny Cheng, que já trabalhou na Salesforce e no PayPal, essa pergunta demonstra ao entrevistador que o candidato realmente está interessado na vaga e disposto a fazer tudo que puder para conquistá-la.
Jenny, que já entrevistou dezenas de candidatos a cargos nas empresas por onde passou, afirma também que o questionamento pode trazer à tona alguma pergunta que “passou batido” do entrevistador na correria do dia a dia.
“Muitas vezes, as conversas podem ir longe e em um caminho diferente do originalmente pensado. Assim, o entrevistador pode não conseguir abordar todos os assuntos que achou que cobriria, deixando perguntas cruciais de fora da entrevista”, diz Cheng.
Por fim, a especialista explica também que fazer a “pergunta número 1” pode destacar um candidato, por tudo que a envolve.
No mais, Jenny Cheng recomenda que os entrevistados estimulem os entrevistadores também sobre perguntas já respondidas durante a entrevista. Isso porque algumas respostas podem ter ficado pouco claras.
Ao deixar tudo o mais claro possível, o candidato estará ganhando ainda mais pontos com o recrutador, ficando mais próximo da vaga que os seus concorrentes.
Comentários estão fechados.