Prepare o agasalho: meteorologistas afirmam que o inverno chegará mais cedo este ano
Ao contrário das previsões de anos anteriores, o inverno de 2023 está previsto para começar ainda em maio.
Os meteorologistas da Climatempo estão monitorando uma forte massa de ar frio que se aproxima do Brasil. Segundo as previsões, ela vai fazer as temperaturas despencarem na maior parte do país.
Há previsão de geada em áreas elevadas dos três estados da Região Sul, além de um resfriamento forte em São Paulo, no centro-sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, em Mato Grosso do Sul, no extremo sul de Goiás e no extremo sul/sudoeste de Mato Grosso.
O inverno chega mais cedo este ano
Ainda de acordo com a previsão da Climatempo, a partir do dia 22 de maio a massa de ar frio começará a estacionar o Rio Grande do Sul, com o restante do país sentindo o frio ainda dentro do próximo mês.
A intensidade e a abrangência da frente fria ainda não podem ser precisamente previstas, contudo, já se sabe que ela será capaz de “adiantar” o inverno deste ano, que estava previsto para começar apenas em junho.
Essa frente fria marcará a transição do verão para o outono, promovendo uma mudança nas características da atmosfera e resultando em um padrão mais seco e frio.
Antes disso, uma nova massa de ar polar passará pela costa paulista entre os dias 14 e 15 de maio, mas sem força suficiente para resfriar o continente.
Os meteorologistas estão atentos à situação e devem fornecer atualizações nos próximos dias. Os especialistas afirmam ainda que desde já a população deve se preparar para um resfriamento prolongado que pode se estender a áreas do interior do Brasil.
Comentários estão fechados.