Haddad revela 14 medidas voltadas ao crédito a serem implementadas nesta semana
O ministro abordará a questão dos juros do cartão rotativo em uma reunião com os bancos.
Nesta segunda-feira (17), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que 14 medidas para incentivar o crédito serão divulgadas pelo governo até o final da semana. Uma reunião com representantes de instituições financeiras será realizada no final do dia para discutir possíveis revisões nos juros do cartão de crédito rotativo, uma das medidas em estudo.
Haddad ressaltou que o modelo atual do rotativo tem impacto significativo na população de baixa renda, e que muitas pessoas acabam inadimplentes por causa do cartão de crédito. Alternativas para a situação serão discutidas com os bancos ainda hoje.
As taxas do cartão de crédito rotativo serão objeto de negociação entre o governo e os bancos, conforme anunciou o ministro da Fazenda, Haddad. Ele citou o exemplo do crédito consignado do INSS, cujas taxas foram limitadas a 1,7% ao mês, mas aumentaram para 1,97% após a suspensão da oferta pelos bancos.
Em fevereiro, as taxas do rotativo subiram 6 pontos percentuais e chegaram a 417,4% ao ano, segundo o Banco Central. Desde 2017, a cobrança do rotativo do cartão de crédito é limitada a 30 dias, após os quais o banco deve renegociar a dívida com taxas mais favoráveis para o devedor.
Comentários estão fechados.