Prepare o casaco: o frio chegou com tudo em pelo menos três regiões do Brasil
O impacto climático foi ocasionado pela chegada de uma frente fria que derrubou as temperaturas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
De acordo com informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), uma frente fria, juntamente com uma massa de ar frio, é a responsável pelas baixas temperaturas sentidas em grande parte do Brasil essa semana.
As áreas mais afetadas pelo frio são as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, locais “preferidos do frio” no país. Estima-se que as baixas temperaturas durem até o próximo sábado (22).
De acordo com especialistas em meteorologia do INMET, esta é a primeira massa de ar frio de origem continental que irá afetar o Brasil neste ano.
O fenômeno se diferencia das demais massas de ar que se deslocam pelo oceano e perdem intensidade ao se misturarem com a umidade.
A “frente fria continental” é acompanhada por um fluxo de ar proveniente do extremo sul da América do Sul, penetrando no continente através da Argentina, tornando-se assim mais poderosa em termos de influência sobre as temperaturas.
Sul
Desde a última terça-feira (18), os três estados da Região Sul do Brasil começaram a experimentar o frio mais intenso. Porém, as baixas temperaturas se intensificaram entre quarta-feira (19) e quinta-feira (20).
Para se ter uma ideia, nalguns locais foram registradas temperaturas abaixo de 0°C, acompanhadas de geada nas áreas montanhosas, especialmente no sul do Paraná, nos planaltos sul e norte de Santa Catarina, e na região dos Aparados da Serra, onde a previsão de frio intenso se mantém para os próximos dias.
A previsão para esta sexta-feira (21) é de mais frio na Região Sul. Para o sábado (22), há chances de geada na fronteira do RS com o Uruguai, na Região da Campanha e na Serra do Sudeste.
Já na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), que geralmente registra temperaturas bem baixas, as mínimas podem descer até entre 8°C na sexta-feira.
Sudeste
Na Região Sudeste, a semana começou com muito frio e chuvas fortes, sobretudo no estado de São Paulo. Com o arrefecimento das chuvas nesta quinta (20), o frio toma conta de quase todo estado, sobretudo das regiões de Campos do Jordão e Serra da Mantiqueira, na divisa com Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Por outro lado, no oeste paulista é esperado que a temperatura chegue a aproximadamente 9°C na sexta-feira, com previsão de elevação gradual das temperaturas que provocará pancadas de chuva até o próximo domingo (23).
Em Minas Gerais, o frio será mais intenso no sul, na região do Triângulo Mineiro e da Zona da Mata. Além das chuvas previstas para a região, as temperaturas demonstram tendência de queda para entre 4°C e 5°C de quinta para sexta-feira.
Contudo, no sábado, as temperaturas mínimas voltarão a subir e as máximas permanecerão amenas devido à nebulosidade e ao clima mais seco. No Triângulo Mineiro, são esperadas temperaturas de 7°C de quinta para sexta-feira.
Na região de Juiz de Fora, localizada na Zona da Mata, a previsão indica uma redução que pode derrubar as temperaturas para 3°C de quinta para sexta-feira. Neste último dia, a cidade terá uma máxima de 23°C.
O frio será menos intenso em Belo Horizonte, capital de Minas. Lá, espera-se uma queda de, no máximo, 3°C na manhã da sexta-feira (21). Já as máximas não devem passar de 23°C.
Na cidade do Rio de Janeiro, que normalmente é mais quente, também haverá uma queda das temperaturas máximas. De quinta para sexta-feira, é esperado que a cidade resfrie até 5°C, podendo ir até 15°C. No restante do estado, são esperadas chuvas intensas e pancadas isoladas.
No Espírito Santo, o impacto do frio será menor, mas é esperado tempo nublado e chuvas na quinta-feira, principalmente em Vitória, capital do estado. As temperaturas máximas cairão dos 30°C observados na quarta para 24°C na sexta-feira.
Centro-Oeste
Por fim, na Região Centro-Oeste do Brasil, a queda nas temperaturas também tem se apresentado, especialmente no sul dos três estados que compõem a região: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
No sul de Mato Grosso do Sul, a semana começou com fortes chuvas, que a partir da última quarta (19), deram lugar a um frio intenso.
Já em Cuiabá, capital do Mato Grosso, as temperaturas máximas devem cair cerca de 6°C até a sexta-feira, passando de 33°C observados na quarta para 27°C, enquanto as mínimas devem diminuir de 25°C para 19°C no mesmo período.
Em Goiânia, capital do Goiás, as temperaturas máximas devem diminuir de 32°C para 27°C, e as mínimas de 22°C para 18°C no mesmo período.
No Distrito Federal, o impacto da frente fria está sendo mínimo. O que se tem observado é uma queda pouco expressiva nas temperaturas, prevendo-se uma máxima de 28°C e uma mínima de 16°C na sexta-feira.
Comentários estão fechados.