Deixar o smartphone na tomada a noite inteira: quais os perigos?
Será que faz mal deixar o celular carregando à noite inteira?
O aparelho celular acabou se tornando o companheiro inseparável do dia a dia devido à sua grande praticidade e variedade de funções. Portanto, é sempre uma tristeza quando nossos aparelhos descarregam, e, para evitar essa situação, muitas pessoas colocam o celular carregando à noite.
Mas será que esse hábito pode estar causando danos ao seu aparelho? Descubra agora:
Conselhos para aumentar a vida útil de seu aparelho
Confira por que não é uma boa ideia deixar o celular na tomada a noite inteira:
Os aparelhos celulares
Os celulares são os aparelhos com acesso à internet mais utilizados no Brasil e estão fortemente incorporados ao nosso cotidiano. Sendo utilizado para a realização das mais diversas tarefas e com a sua facilidade de transporte, torna-se uma ferramenta indispensável na sociedade moderna.
Mas, assim como sua importância, essa tecnologia tem um custo relativamente alto associado e seu cuidado é algo importante para a manutenção da vida útil do aparelho. E mantê-los carregados é um dos problemas mais comuns, conforme relatado pelos consumidores.
Portanto, criaram-se diversas especulações e dúvidas sobre o que pode acontecer por deixar o celular carregando a noite inteira na tomada, entre elas: essa prática “vicia” a bateria? Gasto muito energia? Pode realmente fazer o celular explodir?
E aí, faz mal?
Embora deixar o celular carregando a noite inteira não faça bem para a bateria do celular, ela também não provoca tantos danos. Isso se deve à nova tecnologia de baterias de lítio implantadas nos celulares. Dessa forma, seriam necessários vários anos de uso para que essa prática levasse a danos significativos ao aparelho.
Quanto ao gasto energético de manter o celular carregando à noite, este não é tão alto nem resulta em diferenças significativas na conta. Embora um celular comum consiga recarregar completamente sua bateria entre 2 e 3 horas, essas horas extras gastam em média apenas 3,5 watts.
Porém, nos casos em que haja muitos moradores, o acúmulo pode resultar em variações na conta do final do mês.
Por fim, apesar de o celular poder superaquecer durante o carregamento da bateria, é extremamente improvável que isso resulte na explosão do aparelho. Mas, devido ao aumento da temperatura, não é recomendado que coloque o celular para carregar em locais quentes, úmidos ou próximos a produtos inflamáveis.
Além disso, recomenda-se o uso de baterias originais ou de um modelo de qualidade reconhecida.
Comentários estão fechados.