Os motivos pelos quais Warren Buffett NUNCA compra carros novos
Diferente de outros bilionários excêntricos, Warren Buffett não gasta rios de dinheiro com carros caros. Entenda por quê!
Não é segredo para ninguém que o bilionário Warren Buffett tem um estilo de vida modesto, bem diferente do praticado por muitos de seus colegas super ricos.
Um dos traços mais marcantes da vida “frugal” de Warren é a sua falta de interesse por grandes mansões e carros caros. Para se ter uma ideia, o magnata mora até hoje em uma casa que comprou em 1950 por poucos milhares de dólares.
Em contrapartida, o carro atual de Warren Buffett é um Cadillac XTS 2014, modelo considerado modesto para alguém com o poder aquisitivo dele.
Mas, por que Warren Buffett adota essa austeridade ao comprar carros? É o que vamos explicar ao longo deste breve artigo.
Os motivos pelos quais Warren Buffett não compra carros novos
Em um fala concedida a um documentário da BBC, Susie Buffett, filha de Warren Buffett, afirmou que adota uma estratégia interessante na hora de adquirir carros.
Segundo Susie, quando pensa em trocar de carro, ela vai em busca de carros que foram danificados pelo granizo ou coisas semelhantes, a fim de conseguir automóveis com preços reduzidos.
Por fim, ela manda consertar o carro e, mesmo com o reparo, gasta bem menos do que se fosse comprar um carro novo numa loja especializada. Ao que parece, Susie Buffett aprendeu tudo o que podia com o pai.
Veja na lista abaixo os motivos pelos quais Warren Buffett não compra carros novos, segundo ele próprio:
- Ao sair da loja, os carros novos perdem valor de mercado imediatamente, o que representa desperdício de capital;
- Carros novos geralmente passam um ar de “ostentação” que não tem nada a ver com o bilionário;
- Geralmente Warren Buffett não “perde tempo” indo comprar carros, pois isso é um “desperdício de horas de vida”, segundo ele;
- O magnata acredita que o tempo mínimo para se possui um carro é sete anos;
- Buffett vê os carros como itens de necessidade, não de status. Além disso, ele não acredita que a sua qualidade de vida vá diminuir ou aumentar se ele tiver um carro novo.
Além dessas questões relativas à compra do carro em si, é necessário destacar que Warren tem uma predileção por carros da Cadillac, por seu conforto, segurança, elegância e luxo.
Em uma entrevista concedida recentemente, o investidor bilionário explicou melhor a sua visão sobre trocar de carro e o quanto isso pode onerar o seu tempo.
“Não gosto de trocar [de carro] quando realmente não há nenhum benefício para mim. Estou totalmente feliz com o meu carro atual. Só não quero trocar a quantidade de tempo que teria que gastar para me familiarizar com outro veículo”, disse Buffett.
Comentários estão fechados.