Cuidado com as aranhas-armadeiras: a temporada de picadas está chegando
Todo cuidado é pouco quando se diz respeito às aranhas-armadeiras.
Em algumas épocas do ano, a possibilidade de aparecerem certos tipos de aranhas é maior. A aranha-armadeira, uma das mais perigosas, é facilmente encontrada nos meses de abril e maio, principalmente na região Sudeste do Brasil. Isso ocorre após um período de chuvas, quando os machos, já adultos, saem à procura das fêmeas. Por esse motivo, é comum encontrá-los dentro das casas. Abaixo, fornecerei mais detalhes sobre a aranha-armadeira.
Aranhas-armadeiras são consideradas algumas das mais perigosas do mundo
A reprodução das aranhas pode ocorrer em qualquer época do ano, no entanto, nos meses de abril e maio, e em períodos de chuva, há maior possibilidade dessa espécie aparecer na região do Sudeste.
Afinal, é possível evitar que essas aranhas apareçam?
Conforme o especialista em aracnídeos, Alexandre Michelotto, a dedetização não é uma boa opção, pois ela é eficaz apenas para matar insetos e não as aranhas.
Inclusive, os insetos são uma fonte de alimento para as aranhas, por isso, se você matá-los, há grande possibilidade das aranhas irem para dentro das casas.
Assim, o melhor a se fazer é fechar bem as portas e janelas com uma vedação eficaz, além de verificar, sempre, suas roupas e calçados.
O que fazer se o animal aparecer em casa?
Especialistas aconselham a retirar a aranha com a ajuda de uma vassoura e, posteriormente, colocá-la em um pote com tampa e soltar em uma região de mata. Ou então entrar em contatos com órgãos responsáveis.
Se no ato da coleta do animal você acabar sendo picado por ele, os médicos aconselham que você busque por um pronto-socorro o mais rápido possível.
Em caso de crianças, o atendimento tem que ser o mais adequado, pois um dos principais detalhes sobre a aranha-armadeira é que a picada de uma pode levar até à morte.
E em relação à picada nos pets?
A indicação é quase a mesma quando comparada aos humanos. Assim que constatar que o seu pet foi picado, leve-o imediatamente ao hospital veterinário mais próximo. Normalmente em animais adultos não há sintomas graves.
O animal pode ficar até 24 horas no hospital para ser observado em relação aos possíveis sintomas.
Comentários estão fechados.