Google está criando aparelhos auditivos com uso de Inteligência Artificial
Com os problemas de audição fazendo cada vez mais vítimas no mundo, os novos aparelhos podem significar um grande avanço.
Informações divulgadas pela imprensa internacional dão conta de que o Google estaria desenvolvendo aparelhos auditivos personalizados com o uso de Inteligências Artificiais.
Para ajudar no projeto, a Gigante das Buscas teria firmado parcerias com especialistas do Macquarie University Hearing Hub, do Shepherd Center e do NextSense, para desenvolver implantes cocleares inteligentes e capazes de reverter a surdez.
Quando instado a falar sobre o projeto, o Google afirmou que o uso de IAs nos aparelhos irá melhorar os resultados obtidos, uma vez que a Inteligência Artificial empregada pode se adaptar às necessidades de cada usuário individualmente.
A maioria dos aparelhos auditivos utilizados atualmente têm funcionalidades simples, enquanto os novos e modernos aparelhos do Google seriam capazes até de deduzir as fontes de som, “ensinando” o ouvido do usuário a discerni-los.
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), que é basicamente a Anvisa dos Estados Unidos, atualmente cerca de 1,5 milhões de norte-americanos sofrem com algum problema de audição. Esse número pode dobrar até 2050.
Quando observado a nível global, é estimado que esse problema gere gastos na casa dos US$ 980 por ano para cada pessoa que usa um serviço público de saúde a fim de tratar alguma enfermidade ligada à audição.
Para o Google, esse cenário é uma falha na saúde pública em todo o mundo e representa mais um desafio para a empresa. “Porque enquanto houver barreiras, teremos trabalho a fazer”, disse a companhia em nota.
Comentários estão fechados.