Tomar mais de duas bebidas alcoólicas por semana: um hábito que pode levar ao câncer
Segundo o BC Câncer, ingerir bebidas alcoólicas para além do limite é o que causa câncer em mais de 7 mil pessoas por ano no Canadá.
As bebidas alcoólicas representam uma febre mundial presente nas mais diversas regiões em todo mundo como um fator cultural. Inclusive, existem estudos que mostram como beber pode ser uma forma de socialização importante. Entretanto, isso não pode servir de desculpa para evitar as contraindicações. Afinal, bebidas alcoólicas aumentam risco de câncer.
Limite de duas bebidas por semana
Todo mundo já sabe que é preciso beber de forma moderada. No entanto, parece que ainda há muita controvérsia sobre a quantidade que de fato poderíamos apontar como moderada.
Por exemplo, até recentemente, dizia-se que o limite para consumir bebidas alcoólicas consistia em 10 a 15 drinks por semana.
Porém, esse limite diminuiu de forma drástica a partir de novos estudos que foram divulgados a partir de nova campanha do BC Cancer.
No caso, a instituição alerta sobre os riscos do consumo exagerado de bebidas alcoólicas e estabelece um limite bastante radical: dois drinks por semana é o limite saudável para evitar o desenvolvimento de câncer.
Isso porque a cada ano que passa é possível relacionar de forma mais vívida como o álcool no organismo pode gerar câncer no fígado. Ainda assim, pouco se fala sobre isso na mídia, ainda mais por conta da influência publicitária das grandes empresas de cerveja.
De qualquer forma, é preciso dizer o óbvio: que existe sim uma relação entre álcool e câncer.
Cuidado ao consumir drinks alcoólicos
Para a maioria das pessoas, recorrer a uma cerveja ou vinho é uma excelente forma de reduzir o estresse, o que é um fato.
Assim, o encontro com amigos do trabalho ou da universidade ao redor de uma mesa de bar pode ser uma forma interessante de se divertir e aliviar um pouco a carga emocional da semana. No entanto, será imprescindível se atentar ao limite.
Segundo informações do BC Cancer, registra-se em torno de 7 mil casos de câncer no Canadá todos os anos em decorrência do consumo de álcool.
Inclusive, não apenas o câncer de fígado, pois já existe a relação com outros cânceres, como de boca, laringe e outros. Dito isso, repensar o consumo exacerbado de álcool é um convite para todos.
Comentários estão fechados.