A Inteligência Artificial pode ‘matar’ o Google e a Amazon, segundo Bill Gates
De acordo com o empresário, o formato de pesquisa disponibilizado pelas duas empresas pode desaparecer por causa dos assistentes de IA.
Em entrevista concedida nesta segunda-feira (22), enquanto participava de um evento da Goldman Sachs e SV Angel em São Francisco, na Califórnia, Bill Gates falou mais uma vez sobre as suas previsões para o futuro da Inteligência Artificial.
Segundo o co-fundador da Microsoft, o lançamento de assistentes virtuais baseados em IA no futuro poderá “matar” o Google e a Amazon como os conhecemos hoje.
Gates explicou que essas ferramentas irão tornar as pesquisas no buscador do Google obsoletas, assim como algumas ferramentas de produtividade da Amazon.
“O lançamento do assistente pessoal de IA será importante, porque você nunca mais voltará a um site de pesquisa, nunca mais irá a um site de produtividade” ele disse.
“Este assistente de IA, ainda a ser desenvolvido, será capaz de entender as necessidades e hábitos de uma pessoa para ajudá-la a ler as coisas que ela não tem tempo para ler”, afirmou Bill Gates.
Ainda segundo o bilionário, existem muitas chances de a empresa que lançar o primeiro assistente de IA com alcance global ser uma startup, em vez de uma gigante da tecnologia.
“Eu ficaria desapontado se a Microsoft não chegasse lá”, admitiu. “Mas estou impressionado com algumas startups, incluindo Inflection”, concluiu.
A empresa a que Bill Gates se referiu é a Inflection.AI, que tem como co-fundador o ex-executivo da DeepMind Mustafa Suleyman.
São apenas previsões para o futuro
Ainda durante as conversas que manteve no evento em São Francisco, Bill Gates afirmou que o assistente de IA não vai aparecer tão cedo.
“Levará algum tempo até que este poderoso agente digital futuro esteja pronto para uso convencional”, previu.
Gates também afirmou que, enquanto o assistente não fica pronto, as empresas continuarão utilizando modelos de linguagem ampla, como o ChatGPT, que já funciona como uma espécie de assistente de IA.
Por fim, o empresário também citou que a Fundação Bill & Melinda Gates, a qual lidera, tem investido em pesquisas para desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas à saúde com uso de Inteligência Artificial.
Ele afirma que com o uso da IA será possível desenvolver remédios e conceber opções de tratamento de forma mais rápida, o que pode revolucionar o atendimento de sistemas públicos e privados de saúde mundo afora.
Comentários estão fechados.