Como denunciar motoristas que preferem fazer a corrida por fora do aplicativo?
De acordo com o Procon, os motoristas de aplicativos que desligam o app e oferecem corrida por fora podem ser denunciados.
Os motoristas de transporte por aplicativo que participam de práticas ilegais, como desligar o aplicativo durante grandes eventos para oferecer corridas “por fora” em um sistema de leilão, estão sujeitos a denúncias junto às plataformas e ao Procon.
Essa é uma prática recorrente entre as situações cotidianas, quando oferecem um valor inferior ou semelhante para realizar as corridas sem a utilização do aplicativo. Muitos condutores têm se identificado como motorista da Uber ou da 99 mesmo sem pertencer às plataformas.
O que evidenciou essa prática foi a divulgação de uma matéria do Metrópoles, ao anunciar as informações divulgadas pela 99 e pela Uber sobre os canais de denúncia aos usuários. Com isso, as plataformas indicam que a melhor forma é recusar e denunciar a ação.
Como denunciar um motorista de aplicativo?
Durante períodos de grandes viagens ou de longos engarrafamentos, alguns condutores começaram a se apresentar como motoristas, oferecendo corridas e fazendo menção aos nomes das plataformas de viagens. Na reportagem do Metrópoles, por exemplo, essa situação foi vista por diversas vezes no Distrito Federal.
Geralmente, esses motoristas tentam convencer os passageiros a cancelarem com a Uber ou com a 99 com a garantia de um recurso melhor, dizendo até mesmo que esses aplicativos só cancelam as viagens.
Um desses casos foi observado em um engarrafamento próximo a uma casa de show, com o motorista exibindo um letreiro eletrônico improvisado em seu celular com a palavra “Uber”. Utilizando uma abordagem questionável, ele tentou persuadir um cliente a optar por sua corrida, mencionando que nenhum motorista desejava enfrentar o trânsito e oferecendo um preço mais baixo. No entanto, o valor cobrado era o dobro do montante usual na plataforma.
A empresa 99 alertou que os passageiros não devem aceitar qualquer forma de cobrança adicional além daquela exibida pelo aplicativo. Segundo o portal, tais comportamentos violam os Termos de Uso do app e devem ser denunciados pelo aplicativo ou pela Central de Segurança, através do número 0800-888-8999.
No Uber, o usuário pode reportar e denunciar o motorista diretamente pela plataforma, seguindo este passo a passo:
- Vá até a aba ‘Suas viagens’;
- Escolha a viagem sobre a qual você deseja relatar o problema;
- Selecione uma das opções em que a sua reclamação vai se encaixar;
- Selecione a opção e finalize a denúncia.
Comentários estão fechados.