Praticar 10 minutos DESSE exercício por semana é o suficiente para se manter saudável
Um estudo feito nos Estados Unidos comprovou que esse exercício é eficaz até para a prevenção de doenças respiratórias, como a pneumonia.
Engana-se quem pensa que para ter uma vida saudável é necessário fazer horas e horas de exercícios variados por semana.
De acordo com um estudo conduzido pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças da Geórgia e pelo Centro Médico do Exército Brooke, no Texas, ambos nos Estados Unidos, apenas 10 minutos por semana de exercícios aeróbicos, o famoso “cardio”, já são suficientes para a manutenção de uma boa saúde.
O estudo, que levou em consideração dados coletados de pouco mais de 577 mil norte-americanos ao longo de 20 anos, demonstrou que a regularidade desses exercícios pode ter um impacto significativo até na prevenção a doenças.
Em especial, a amostragem apontou que males cardiorrespiratórios, como gripe e pneumonia, são menos propensos a atingir pessoas que fazem o cardio com regularidade.
Porém, vale destacar que nada impede que a prática de outros tipos de exercícios, como musculação ou a prática de algum esporte, seja associada ao aeróbico.
Pode parecer pouco, mas é suficiente
Segundo os pesquisadores que conduziram o estudo, apesar de 10 minutos de exercício aeróbico parecerem pouco, eles já fazem uma grande diferença na vida dos praticantes.
Essa justificativa foi baseada em recomendações de profissionais da área de educação física, que recomendam entre 75 e 150 minutos de atividade física regular por semana.
“Embora essa quantidade de atividade física seja frequentemente rotulada como ‘insuficiente’ porque fica abaixo de algumas durações recomendadas, ela pode conferir benefícios à saúde em relação à inatividade física”, disseram alguns pesquisadores que conduziram o estudo.
Para se ter uma ideia, estima-se que o risco de pessoas “aerobicamente ativas” contraírem pneumonia ou outras doenças respiratórias é 21% menor, em relação aos sedentários.
Por outro lado, quando os exercícios aeróbicos são associados a outras práticas ou há um aumento na minutagem dos exercícios, o índice de proteção sobe para cerca de 41%.
Ainda segundo o estudo feito nos centros médicos da Geórgia e do Texas, a proteção contra problemas respiratórios que é gerada pela prática de exercícios físicos tem a ver com a melhoria do sistema imunológico.
Com isso, além de desenvolverem uma proteção mais acurada, os indivíduos também têm a chance de morrer por alguma síndrome gripal ou pneumonia significativamente diminuída.
Contudo, o estudo não revelou quanto os portadores de comorbidades e/ou doenças crônicas, que geralmente são mais suscetíveis a essas doenças, se beneficiam com a prática de pelo menos 10 minutos de atividade física por dia.
Comentários estão fechados.