Conheça o benefício secreto do INSS que pode mudar a sua vida
Destinado especificamente para alguns tipos de cidadãos, esse benefício pode literalmente salvar as finanças de muitas pessoas.
Você sabia que o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) guarda um segredo valioso que pode mudar a sua vida financeira?
Muitos brasileiros desconhecem esse tal segredo, que na verdade é um benefício, e acabam perdendo a oportunidade de contar com uma renda extra todos os meses.
Continue a leitura para descobrir que benefício é esse e como solicitá-lo.
Veja também: Veja o calendário de pagamento do 13º para aposentados e pensionistas do INSS
Conheça o Benefício de Prestação Continuada (BPC)
Diferente do que muitas pessoas pensam, o INSS oferece mais do que apenas benefícios limitados aos trabalhadores, como aposentadoria.
Existem outros benefícios menos conhecidos, mas igualmente importantes, que podem ser aproveitados por aqueles que têm direito. Um exemplo é o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O BPC é um segredo valioso do INSS, pois por meio dele os beneficiários podem receber até um salário mínimo (atualmente R$ 1.320), independentemente do tempo de contribuição.
Essa regra é mais flexível do que outros benefícios, facilitando o acesso a esse dinheiro extra. No entanto, muitas pessoas que têm direito ao BPC desconhecem essa possibilidade.
Para ter acesso ao BPC, o primeiro passo é atender a todos os requisitos estabelecidos pelo INSS. Esse benefício pode ser concedido a idosos ou pessoas com deficiência, sem restrição de idade.
Além disso, a renda familiar deve ser igual ou inferior a um quarto do salário mínimo, o que equivale a R$ 330 neste ano.
Ou seja, além de preencher os critérios, os interessados em receber o BPC precisam manter seus dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.
Como solicitar o BPC?
Para solicitar o benefício, os brasileiros que preenchem os requisitos devem acessar o site ou o aplicativo Meu INSS e selecionar a opção “Novo Requerimento”.
Em seguida, é necessário seguir as etapas indicadas, informando se o BPC se destina a um idoso ou a uma pessoa com deficiência.
Após o pedido, o INSS tem um prazo de até 45 dias para analisar a solicitação e fornecer uma resposta ao requerente.
Em caso de aprovação, o cidadão receberá o pagamento do seu benefício todos os meses numa conta salário criada em seu nome.
Comentários estão fechados.