Saiba o que responder quando alguém perguntar ‘onde você se vê daqui a 5 anos?’
Muito comum em entrevistas de emprego, essa pergunta geralmente cria uma confusão na mente de quem é perguntado.
Quase todo mundo já se deparou com a pergunta ‘onde você se vê daqui a 5 anos?’, seja em conversas informais, diálogos com parceiros amorosos, reuniões em família ou em entrevistas de emprego, onde são mais comuns.
Mas, o que responder diante dessa indagação?
Apesar de parecer uma pergunta simples e despretensiosa, esse questionamento traz uma reflexão razoavelmente profunda e importante em certa medida.
Por entender essa importância, alguns especialistas em diversas áreas decidiram investigar qual é a melhor resposta, trazendo algumas dicas como resultado dessa investigação.
Saiba mais nos tópicos abaixo!
Em entrevistas de emprego
Como foi dito no início do artigo, geralmente as entrevistas de emprego são as situações onde é mais comum ouvir alguém perguntar ‘onde você se vê daqui a 5 anos?’.
Segundo Harleny Vasquez, uma treinadora de carreiras que mora em Nova Jersey, nos Estados Unidos, essa pergunta é usada quando o entrevistador quer saber quais são as pretensões futuras do candidato.
“Funciona mais ou menos como perguntar: ‘Por que você quer trabalhar aqui?’ ou ‘Como você se vê nesta organização?’” disse Vasquez.
Ela disse também que, a depender da resposta, o candidato pode revelar um desalinhamento com os propósitos da empresa. Por isso, é recomendado ter atenção.
Segundo Vasquez, o ideal é que antes de ir para a entrevista o candidato pesquise sobre a empresa a fim de descobrir quais são os seus valores e objetivos centrais.
Paralelamente, é importante saber quais cargos a organização deseja preencher e quais pré-requisitos esses cargos exigem.
Como exemplo disso, Harleny descreveu como alguém que está concorrendo a um cargo dentro do setor de marketing de uma empresa deve responder quando surgir a pergunta ‘onde você se vê daqui a 5 anos?’.
“Você pode dizer algo como: ‘Bem, nos próximos cinco anos, espero estar em um papel de liderança dentro deste departamento de marketing, ajudando a empresa a melhorar seus objetivos e sua marca’”, disse ela.
Vasquez afirma que uma resposta como essa soa muito positivamente aos ouvidos do entrevistador. “Com isso, você está dizendo algo como: ‘Ei, meu cérebro e meus objetivos estão pensando cinco anos à frente, e eu realmente acredito na missão e nos valores da empresa’”, afirma a treinadora.
Por fim, Harleny Vasquez aconselha que, ao responder a esse questionamento chave, os candidatos sejam concisos e diretos, sem muito preciosismo nas respostas.
Além disso, é importante manter a mesma linha de respostas depois de contratado, quando algum superior fizer a pergunta. Isso porque o questionamento pode ser um teste sobre o compromisso do funcionário com a empresa.
Em conversas informais
Fora das entrevistas de emprego também é comum ouvir a pergunta ‘onde você se vê daqui a 5 anos?’.
E, apesar de parecer sem importância fora do âmbito profissional, essa indagação pode trazer reflexões necessárias para o dia a dia das pessoas.
Para esses casos, Harleny Vasquez também dá algumas dicas sobre como formular a melhor resposta possível.
Novamente, ela aconselha que, diante dessa questão, a pessoa faça uma introspecção para localizar as suas principais motivações. Depois disso, a resposta fluirá naturalmente.
Contudo, Vasquez explica que, diferentemente da entrevista de emprego, em conversas com amigos, familiares e interesses amorosos não é vital ser assertivo e conciso na resposta.
Por se tratar de uma conversa informal, a pessoa pode fazer suposições, projeções de desejos e até divagações sobre como estará cinco anos à frente.
Comentários estão fechados.