Sua restituição ainda não saiu? Saiba qual é o lote exato em que você vai receber
O prazo para a entrega das declarações do Imposto de Renda 2023 se encerrou em 31 de maio. Agora, estão em curso os pagamentos da restituição do IR.
No último dia 31 de maio, a Receita Federal disponibilizou o pagamento do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) referente ao ano-base 2022.
Na ocasião, um total de 4.129.925 contribuintes receberam um montante de R$ 7,5 bilhões, o maior valor já pago em um único lote de restituição do IR.
O primeiro lote da pagamento, como em todos os outros anos, conta com a restituição para as pessoas que têm prioridade. São eles, no geral, os idosos com idade acima de 80 anos, representando uma parcela significativa dos beneficiados. Além disso, 2.464.031 idosos entre 60 e 79 anos também receberão a restituição.
Ainda dentro das prioridades, há 163.859 pessoas com deficiência física ou mental, bem como aquelas que têm alguma moléstia grave, que têm direito a esse benefício. Os 1.052.002 professores, que têm o magistério como principal fonte de renda, também têm direito, instituído por lei, de receber a restituição primeiro.
Exclusivamente neste ano, a prioridade se estenderá a 204.020 pessoas que não têm prioridade legal, mas que optaram por utilizar a declaração pré-preenchida ou solicitar a restituição via Pix.
Para quem não teve acesso à restituição no primeiro lote, é indispensável se atentar às datas de repasse dos outros quatro lotes. Confira!
Restituição do IRPF 2023 será dividida em 5 lotes
Para cumprir com suas obrigações fiscais, o contribuinte deve seguir algumas etapas importantes. Primeiramente, é necessário acessar a página da Receita Federal, onde estarão disponíveis todas as informações relacionadas ao Imposto de Renda.
O próximo passo é clicar na opção “Meu Imposto de Renda”, que permitirá ao contribuinte ter acesso a todos os dados referentes à sua declaração. Nessa seção, estarão disponíveis informações sobre restituições, pagamentos e demais questões relacionadas ao Imposto de Renda.
Em seguida, o contribuinte deve selecionar a opção “Consultar a Restituição”. Ao fazer isso, terá acesso a todas as informações relevantes sobre o status da sua restituição. Essa etapa é importante para que o contribuinte possa acompanhar de perto o processo e verificar quando irá receber o valor devido.
Com o primeiro lote sendo repassado no dia 31 de maio, os outros lotes estão previstos para as seguintes datas:
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
Comentários estão fechados.