MEC prorroga consulta pública do Novo Ensino Médio por mais um mês
Seguindo solicitações feitas por entidades, a pasta anunciou mais 30 dias de debates sobre o novo método educacional a ser usado no Ensino Médio.
Atendendo o pedido várias instituições educacionais, o Ministério da Educação (MEC) estendeu o prazo da consulta pública para Novo Ensino Médio. Agora, a consulta será feita até o dia 5 de julho.
O órgão divulgou uma nota afirmando que o pedido de prorrogação da consulta atende ao interesse público e está alinhado ao propósito de ampliar o alcance da consulta pública em andamento.
O objetivo é garantir que todos tenham a oportunidade de participar e contribuir com o debate em torno da nova proposta de abordagem da última fase do ensino básico regular.
MEC amplia o debate público sobre o Novo Ensino Médio
O chamado Novo Ensino Médio foi implementado em 2017, durante o governo do ex-presidente Michel Temer, e deve ser introduzido de forma gradual em escolas particulares e públicas de todo o Brasil.
Contudo, a metodologia tem enfrentado críticas de profissionais da educação, o que levou o Ministério da Educação a abrir a consulta pública a fim de ampliar o debate.
Em resumo, esse modelo aumenta a carga horária das escolas e promove mudanças nas disciplinas no currículo, com pontos negativos sendo evidenciados por especialistas.
Através de uma solicitação em conjunto, quatro entidades educacionais solicitaram ao MEC uma nova data limite para a consulta pública que irá definir que mudanças serão feitas no Novo Ensino Médio.
As instituições signatárias desse pedido de prorrogação foram o Conselho Nacional de Educação (CNE), o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede), o Fórum Nacional de Educação (FNE) e o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed).
Com o novo adiamento do fim da discussão, espera-se que haja condições necessárias para a aplicação de todos os instrumentos de escuta e a promoção de uma maior e mais ampla participação social.
Comentários estão fechados.