Inverno brasileiro: El Niño vai trazer temperaturas acima da média no país
No Nordeste e Norte, grande período de seca enquanto ao Sul o cenário será de fortes chuvas.
A próxima quarta-feira, 21, marca o início oficial do inverno, que se estenderá até 23 de setembro e o fim do outono. No entanto, as expectativas para esta estação não são favoráveis para aqueles que preferem temperaturas frias e clima seco, exceto para quem mora ao sul do país.
De acordo com previsões, o inverno será caracterizado por temperaturas acima da média e chuvas volumosas, especialmente nas regiões Sul, Norte e Nordeste do Brasil.
Essas áreas do país são as mais afetadas pelo fenômeno meteorológico El Niño, que provoca o aumento das temperaturas.
Chegada do El Niño vai seca e altas temperaturas durante o inverno
Norte e Nordeste
Por conta do El Niño, que dificultará a chegada de temperaturas mais baixas na região, o Norte do país vai enfrentar períodos de seca durante o inverno.
Sul
No Sul do país, espera-se um aumento significativo nos índices de precipitação, especialmente entre as regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A previsão é de que as chuvas sejam de 50 a 100 milímetros acima da média histórica nessa área.
Em agosto, a previsão é de chegada de massa de ar frio, prometendo geadas.
Sudeste
No interior de São Paulo e Minas Gerais, as temperaturas sobem e o calor se intensifica, enquanto nas áreas mais ao sul da região Sudeste, observa-se uma tendência de aumento das chuvas.
Essa mudança de padrão climático quebra o período tradicional de tempo seco e quente, principalmente nas regiões do sul e do oeste de São Paulo e do sul de Minas Gerais.
Para a região, o El Niño vai representar o aumento da média de calor. É esperado até 2ºC acima para este ano.
Centro-Sul
Segundo o meteorologista Bruno Kabke Bainy, do Cepagri/Unicamp, o Centro-Sul do país continuará com temperaturas abaixo da média até o fim de junho. Essa condição é resultado da influência de uma potente massa de ar polar que afetou o clima nas últimas semanas.
Comentários estão fechados.