Surpresa na conta! Pagamento de novo lote de restituição do IR 2023 é anunciado
Confira quando você poderá sacar a restituição do Imposto de Renda ainda em 2023. Os pagamentos estão a todo vapor.
O pagamento do segundo lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) já foi liberado pela Receita Federal.
A notícia anima especialmente as pessoas que não foram incluídas dentro do primeiro lote de pagamentos, grupo que corresponde a milhões de pessoas.
Veja também: Receita Federal toma decisão animadora sobre trabalho home office
A partir de agora, além de consultar a data do recebimento, os contribuintes podem se programar para utilizar o dinheiro da melhor maneira possível.
O depósito da restituição do IR é feito automaticamente na conta que a pessoa informou durante o envio do documento à Receita.
2º lote da restituição disponível
A restituição do IR é uma forma do estado devolver parte do imposto pago aos contribuintes que declararam e tiveram dinheiro a ser retido pelos cofres públicos.
Em outras palavras, é uma forma mais “justa” de lidar com a receita adquirida através da cobrança de impostos.
Podem receber dinheiro de volta todas as pessoas que acabaram pagando “mais” do que deveriam. Isso se enquadra em algumas situações específicas estipuladas pela própria Receita Federal.
Gastos com saúde, crianças, educação etc. Essas contas podem gerar dedução do imposto de renda e resultarem em uma maior restituição ao contribuinte.
Quando o dinheiro cai na conta?
As datas para pagamento da restituição do IR 2023 já foram divulgadas pelo governo federal e o pagamento do 1º lote já aconteceu. No caso do 2º lote, os contribuintes que têm direito a receber o farão a partir desta sexta-feira (30).
Dessa forma, basta ficar de olho na conta informada ao Fisco durante o processo de declaração que foi feito ainda no início do ano.
Caso você não esteja na folha de pagamento deste lote, confira quais são as datas de todos:
- 2º lote: consulta em 23/06, pagamento em 30/06;
- 3º lote: consulta em 24/07, pagamento em 31/07;
- 4º lote: consulta em 24/08, pagamento em 31/08;
- 5º lote: consulta em 22/09, pagamento em 29/09.
Para acessar o site da Receita Federal, basta entrar no portal do próprio governo federal.
Comentários estão fechados.