Você sabia? Seu sobrenome brasileiro pode revelar uma origem europeia!
Desvende as conexões familiares e mergulhe na rica herança europeia que permeia os sobrenomes do Brasil.
Muitos sobrenomes comuns no Brasil têm origem europeia. Durante a colonização do país, principalmente pelos portugueses, muitos imigrantes europeus vieram para o Brasil, trazendo consigo seus sobrenomes. Descubra se seu sobrenome tem origem europeia. Confira!
Origem europeia dos sobrenomes brasileiros
Além dos portugueses, outras nacionalidades europeias também contribuíram para a diversidade dos sobrenomes brasileiros, como os espanhóis, italianos, alemães e poloneses, entre outros.
Silva
O sobrenome Silva é um dos sobrenomes mais comuns não só no Brasil, mas também em Portugal e em outros países de língua portuguesa. Sua origem remonta ao período medieval na Península Ibérica.
A palavra “Silva” tem origem no latim e significa “selva” ou “floresta”. Na época medieval, a Península Ibérica estava coberta por densas florestas, e muitos sobrenomes foram derivados de características geográficas, como nomes de rios, montanhas, vales e florestas.
Santos
Durante a Idade Média, a devoção aos santos era muito presente na sociedade europeia. Muitas pessoas escolhiam nomes de santos como nomes próprios para si ou para seus filhos, como forma de expressar sua fé e de buscar proteção divina.
Aqueles que não tinham um sobrenome fixo ou herdado podiam adotar o sobrenome “dos Santos” ou simplesmente “Santos” como forma de indicar sua devoção e ligação à fé católica.
Oliveira
Esse sobrenome tem origem toponímica, ou seja, está relacionado a um local geográfico específico. Oliveira deriva da palavra em português “oliveira”, que se refere à árvore produtora de azeitonas. A oliveira é uma árvore nativa da região do Mediterrâneo e tem grande importância econômica e cultural em países como Portugal, Espanha e Itália.
Pereira
Sobrenome português muito comum, derivado da palavra portuguesa para “pereira”, uma árvore que produz peras. Esse sobrenome foi passado de geração em geração, tornando-se hereditário, e foi trazido para o Brasil durante o período colonial pelos colonizadores portugueses.
Souza
Acredita-se que o sobrenome Souza derive do termo em latim “saxa”, que significa “rochas” ou “pedras”. Com o tempo, o termo evoluiu para “Souza” e passou a ser utilizado como sobrenome.
Costa
Significa “costa”, “litoral” ou “beira-mar”. Durante a época medieval, quando a fixação de sobrenomes começou a se desenvolver, era comum que as pessoas adotassem sobrenomes relacionados às características geográficas de suas terras. Assim, o sobrenome Costa era atribuído a pessoas que viviam próximas ao litoral, ao mar ou às regiões costeiras.
Comentários estão fechados.