Alagoas ganha o primeiro mestrado profissional em Educação Especial
Iniciativa, a segunda do Nordeste, decorre de parceria das principais instituições superiores do estado.
Contribuir com o desenvolvimento de inovações tecnológicas, pedagógicas e de propostas de serviços de apoio à inclusão para as escolas nas quais os profissionais envolvidos atuem ou possam atuar.
Essa é a proposta do primeiro mestrado profissional em Educação Especial de Alagoas (o segundo do Nordeste), resultante da parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).
Aprovada, em 10 de julho último, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a iniciativa – que integra o Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Especial (Propgees) – abrange quatro cursos de pós-graduação, com a proposta de proporcionar formação continuada para diferentes áreas de conhecimento.
Até ser concebida, a ideia do mestrado profissional demandou uma série de reuniões entre professores e pesquisadores, com vistas à identificação do melhor potencial do projeto comum entre as instituições parceiras, acentua o professor-doutor e coordenador do mestrado acadêmico em Educação Especial pela Uncisal, David dos Santos Calheiros, que será responsável pelo programa de pós-graduação, juntamente com a professora-doutora Neiza de Lourdes Frederico Fumes, da Ufal.
“A construção do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Especial considerou a expertise, a maturidade acadêmica, a relevância, os impactos, os pesquisadores e os professores da Uncisal e da Ufal”, destacou o coordenador, detentor dos títulos de mestrado e doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Para a oportunidade, o grupo docente do Mestrado Profissional em Educação Especial recebeu apoio das pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação da Uncisal e da Ufal, mediante assessoramento individualizado, disponibilização dos documentos de área e outros necessários à construção da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), articulação de visitas técnicas e facilitação com consultores da Capes. Paralelamente, coube à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) promover a implantação da proposta como uma necessidade social do estado e região.
“A Uncisal apresentou mais uma grande conquista, pois com a aprovação do mestrado profissional em Educação Especial, a Uncisal passa a contar com quatro programas de pós-graduação. Esse avanço demonstra que existe, na Uncisal, um ambiente de pesquisa favorável, promove a colaboração interdisciplinar, estimula a divulgação e publicação de pesquisas e reconhece a excelência em pesquisa”, avaliou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uncisal, a professora-doutora Mara Ribeiro.
Comentários estão fechados.