Previsão do tempo: Frio deve retornar para Sul, Sudeste e Centro-Oeste; saiba mais
Um frente fria vinda do Sul vai derrubar as temperaturas em diversos estados brasileiros. No Rio Grande do Sul e no Mato Grosso do Sul, há até mesmo expectativa de geada para os próximos dias.
Uma frente fria que vem avançando do Sul provocará uma nova queda nas temperaturas no centro-sul do Brasil já nos próximos dias.
De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), espera-se a ocorrência de geada no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso do Sul ao longo desta semana. Além do clima frio, regiões do Sul e do Sudeste também deverão ser afetadas por chuvas.
Desde segunda-feira, o ar polar está influenciando o país. Segundo o Climatempo, já foi registrada a formação de geada no Rio Grande do Sul, com temperatura chegando a 1,3°C no município de Quiraí. A partir de quarta-feira, a massa de ar frio se expandirá ainda mais, conforme explica Andrea Ramos:
“Ela começará a atuar não apenas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mas também na parte leste de São Paulo, especificamente no sudeste. Na quinta-feira, alcançará o sudeste de Minas Gerais e também parte do Rio de Janeiro, principalmente na região serrana. No Centro-Oeste, afetará principalmente o sul do Mato Grosso do Sul, onde há possibilidade de geada, e também o sul de Goiás”, diz a meteorologista.
Fim de semana de frio
A expectativa é a de que na sexta-feira a queda de temperatura já estará consolidada e o frio se mantenha durante o final de semana.
“Estará friozinho. O núcleo da massa de ar frio ficará no centro e leste de Santa Catarina e no leste do Paraná. Em São Paulo, fará frio, assim como na região sudeste de Minas, incluindo Rio de Janeiro e Espírito Santo”, conclui Andrea Ramos.
A especialista ainda ressaltou que a situação desta semana tende a ser mais tranquila em comparação com a semana anterior, que foi marcada pela passagem de um ciclone extratropical devastador.
Ocorrência de chuvas
A previsão indica também a ocorrência de chuvas no Paraná, em Santa Catarina, no Espírito Santo e nas regiões norte do Rio de Janeiro e de São Paulo.
No Rio de Janeiro, espera-se uma temperatura mínima de 13°C e máxima de 27°C. A chuva deve chegar na terça-feira, de forma isolada, e continuar presente na quarta e na quinta-feira.
Em São Paulo, há chances de chuva ao longo de toda a terça-feira e deverá se manter. A temperatura mínima esperada para os próximos dias é de 13°C, com máxima de 23°C.
Em Curitiba e no Paraná, os termômetros marcarão entre 7°C e 19°C até sexta-feira, e há previsão de precipitação entre terça-feira e quinta-feira. Em Florianópolis, capital de Santa Catarina, também fará frio, com temperaturas variando entre 13°C e 22°C até sexta-feira.
Já em Porto Alegre (RS), a mínima será de 5°C e a máxima de 22°C ao longo da semana, com chances de chuvas isoladas na quinta-feira.
Comentários estão fechados.