Saúde melhor em dois dias: a surpreendente eficácia dos treinos de fim de semana
A rotina é puxada e não consegue treinar nos dias da semana? O fim de semana serve justamente para isso!
Um estudo recente do Massachusetts General Hospital (MGH) revelou que pessoas que têm dificuldade em alocar tempo para exercícios durante a semana de trabalho podem optar por concentrar sua atividade física moderada a vigorosa em um ou dois dias do fim de semana.
Esse padrão de exercícios, conhecido como “guerreiro de fim de semana”, foi associado a uma redução semelhante nos riscos de doenças cardíacas e derrames, em comparação com os exercícios distribuídos de maneira mais uniforme ao longo da semana.
Os especialistas recomendam um mínimo de 150 minutos de atividade física moderada a vigorosa por semana para promover a saúde geral.
No entanto, ainda não está claro se a forma concentrada de exercício, como a do “guerreiro de fim de semana”, oferece os mesmos benefícios para a saúde que a atividade distribuída durante a semana.
Atividade física e o benefício para a saúde
No estudo, os participantes foram divididos em três categorias: 33,7% eram considerados inativos, pois realizavam menos de 150 minutos de atividade física moderada a vigorosa por semana.
Outros 42,2% eram “guerreiros ativos” de fim de semana, realizando pelo menos 150 minutos de atividade física, com a maior parte concentrada em 1 a 2 dias. E 24,0% eram ativos regulares, com pelo menos 150 minutos de atividade física distribuídos por vários dias ao longo da semana.
Os resultados mostraram que ambos os grupos de guerreiros ativos, tanto os de fim de semana quanto os regulares, apresentaram riscos reduzidos de doenças cardíacas e derrames em comparação com o grupo inativo.
Segundo o autor sênior, Patrick T. Ellinor, MD, PhD, chefe interino de Cardiologia e codiretor do Corrigan Minehan Heart Center no MGH, as descobertas do estudo indicam que intervenções para aumentar a atividade física, mesmo concentradas em um ou dois dias por semana, podem ter um impacto positivo nos resultados cardiovasculares.
Além disso, a equipe está investigando se o padrão de atividade física do tipo “guerreiro de fim de semana” pode estar associado a uma redução nos riscos de uma variedade mais ampla de doenças.
Comentários estão fechados.