Marcas famosas de pão integral são denunciadas por ‘propaganda enganosa’; entenda o caso
O responsável pela denúncia foi o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), que notificou a Anvisa sobre os fatos.
Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) realizou mudanças em normas para a nomenclatura e publicidade de pães de forma integrais no Brasil.
No entanto, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) acabou denunciando alguns produtos de marcas bem famosas!
Tanto a Nutrella quanto a Wickbold foram denunciadas por veicular propagandas enganosas em seus produtos.
A denúncia, que veio à luz esta semana, alega que as alterações nos rótulos dessas marcas, após as mudanças nas diretrizes de rotulagem, podem induzir os consumidores a escolhas alimentares equivocadas.
A prática é vetada pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Porém, apesar da recente controvérsia, o Idec protocolou a denúncia na semana passada, concentrando-se nas linhas “100% NATURAL” da Nutrella e “100% Nutrição” da Wickbold.
Entenda melhor o caso
O advogado Leonardo Pillon, do programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec, destaca que os produtos que alegavam ser 100% integrais possuem composição variando de 37,9% a 65,9% de ingredientes integrais.
A alteração nas normas da ANVISA, em julho de 2022, trouxe critérios mais rigorosos para classificar alimentos como integrais.
Como consequência, as empresas foram obrigadas a revelar a real porcentagem de ingredientes integrais nas embalagens.
(Imagem: divulgação)
Apesar das mudanças nos rótulos, as marcas ainda utilizam termos como “100% Natural” ou “100% Nutrição”, o que dificulta aos consumidores a leitura sobre a verdadeira proporção de ingredientes integrais, apresentados em tamanho de fonte menor e sem destaque visual.
Pães integrais com propagandas falsas
Pillon destaca, ainda, que os novos rótulos e publicidades ainda mantêm uma ênfase significativa na expressão “100%”, distraindo os consumidores da verdadeira composição dos produtos.
A Wickbold respondeu à denúncia enfatizando que “a nova norma da Anvisa exige que os fabricantes informem todos os ingredientes, não apenas a farinha, ao calcular a porcentagem de integrais”.
A empresa afirma que a fórmula permanece a mesma, embora o nome tenha sido alterado para “100% Nutrição” para refletir os benefícios dos grãos adicionados.
Já a Nutrella, representada pela empresa Bimbo Brasil, diz que tem trabalhado para reforçar seu “compromisso em atuar de forma transparente com os consumidores e esclarece que as embalagens estão de acordo com a nova legislação vigente e cumprindo os prazos estipulados pela Anvisa”.
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