Tragédia na Itália: homem morre 'soterrado' por 16 mil queijos; entenda
Giacomo Chiapparini tinha 74 anos de idade e era o dono de uma fábrica especializada em queijos. O acidente aconteceu quando ele verificava um equipamento.
Uma triste ocorrência abalou a pequena cidade de Bérgamo, no norte da Itália, no primeiro domingo do mês de agosto (6). Giacomo Chiapparini, um queijeiro italiano de 74 anos perdeu a vida de forma inusitada.
O trágico acidente envolveu uma avalanche de queijos do tipo Grana Padano na fábrica da família. A notícia chocante foi confirmada pela polícia local.
Detalhes do caso
A fatalidade aconteceu quando Chiapparini adentrava a sala de maturação de sua fábrica, na qual milhares de pedaços de queijo Grana Padano eram armazenados.
Ele buscava verificar o funcionamento de um robô automático destinado a limpar e cuidar dos produtos durante o processo de maturação, e foi nesse momento que o inesperado ocorreu.
A sala continha cerca de dez corredores repletos de prateleiras que se estendiam do chão ao teto.
Em cada corredor, aproximadamente 1.600 peças de queijo eram acomodadas, totalizando um impressionante número de 16.000 pedaços de queijo.
(Imagem: divulgação)
Ainda não foi esclarecida a causa do colapso que desencadeou o que as autoridades chamaram de “efeito cascata”. No entanto, esse desencadeamento resultou na morte de Chiapparini.
Os serviços de emergência, inclusive a polícia, bombeiros e equipes de ambulância, foram acionados por volta das 21h daquela fatídica noite de domingo.
O processo de resgate se mostrou desafiador, levando mais de 11 horas para localizar o corpo de Chiapparini sob os montes de queijo. O homem foi identificado pela família, que também trabalhava na empresa.
A cidade, abalada pelo triste acontecimento, se despediu do empresário em seu funeral, que ocorreu na última quinta-feira, (10).
A fábrica de queijo administrada por Chiapparini, estabelecida no final dos anos 1970, era conhecida por produzir aproximadamente 15 mil rodas de queijo por ano, utilizando o leite de vacas criadas nas instalações do lugar.
O queijo em questão, o Grana Padano, é renomado na região, passando por um processo de maturação que varia de 12 a 70 meses.
A comunidade de Bérgamo se reuniu em condolências, e os corações se voltaram à família Chiapparini durante esse momento de luto, visto que ele e seus queijos eram conhecidos na região.
Comentários estão fechados.