Você sabe o que significam aquelas 'serrinhas' nos lábios dos cães? Descubra!
Como sempre, a anatomia não errou ao suprir algumas necessidades com essas serrinhas! Aqui estão as respostas para essa questão.
Certamente, os tutores de cães já devem ter observado pequenas saliências nos lábios de seus cachorrinhos de estimação.
Essa característica está presente em praticamente todas as raças e muitas vezes desperta uma curiosidade sobre sua especificidade.
Popularmente conhecido como “serrinhas” ou “ondulações” nos lábios dos cachorros, essa pesquisa anatômica tem gerado questionamentos sobre sua função.
Você sabe o que significa? Descubra o que diz a ciência a respeito da anatomia canina!
(Imagem: Getty Images)
‘Serrinhas’ nos lábios dos cães: o que significa?
A verdade é que, até o momento, a ciência não conseguiu identificar o que especificamente são essas saliências na boca dos cães.
No entanto, especialistas e veterinários não deixam de ter as suas teorias a respeito da existência dessas estruturas na anatomia canina. Confira os principais palpites a seguir!
Proteção para os dentes
Uma das teorias levantadas pelos especialistas é a de que essas dobras macias nos lábios dos cães têm a função de proteger os próprios dentes afiados e pontiagudos do animal enquanto a boca está fechada.
Essas tolerâncias permitem um encaixe preciso dos dentes, especialmente os caninos, prevenindo cortes e infecções na gengiva que podem ser causados pelo atrito entre os dentes e os lábios.
Higiene
Outra hipótese levantada por alguns veterinários é que as saliências nos lábios dos cães, conhecidas como lábios serrilhados ou ondulados, podem estar relacionadas à promoção da higiene bucal.
De acordo com essa teoria, o formato e a textura áspera dessas dobras nos lábios dos caninos têm uma função semelhante à de uma escova de dentes.
Essas saliências poderiam atuar na remoção de detritos e resíduos de alimentos que ficam presos entre os dentes, prevenindo assim o acúmulo de placa bacteriana, doenças dentárias e mau hálito.
Brincadeiras
Essas ondulações podem facilitar o ato de agarrar brinquedos e outros objetos que os cães gostam de carregar e brincar.
Nesse caso, essas estruturas proporcionaram maior proteção aos objetos, permitindo que os cães os segurassem de forma mais eficaz.
Isso seria particularmente útil quando os brinquedos são feitos de materiais duros, evitando lesões nos lábios enquanto o cão se diverte.
Comentários estão fechados.